Educação no Brasil e acesso à universidade


08/03/2013 20:07 | Da Liderança do PT

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg121956.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os mecanismos de democratização do acesso à universidade no Brasil, a partir das políticas públicas do governo federal, serão o foco de audiência pública na Assembleia, em 11/3, às 14h30, com a presença do ministro Aloizio Mercadante, lideranças da comunidade educacional, movimentos sociais, estudiosos, lideranças partidárias, vereadores, prefeitos e deputados estaduais.

A reformulação e consolidação do Enem, como um sistema de avaliação e classificação dos calouros às universidades públicas e privadas, somada ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), desenvolvido pelo Ministério, possibilitou que em mais de cem instituições de ensino público fossem oferecidas 129 mil vagas aos estudantes brasileiros.

O ministério instituiu ainda o ProUni, que a partir de 2004 concedeu um milhão de bolsas de estudo de 50% ou integral para alunos de baixa renda. Outro meio de viabilização de acesso à universidade que passou por renovação é o novo Fies, que, nos últimos dois anos, firmou 600 mil contratos de financiamento às instituições privadas de ensino superior.

A última inovação e avanço do Ministério da Educação em prol à democratização do acesso à universidade é a política de cotas, definida pela reserva de 12,5% das vagas das instituições e universidades federais, com base no critério raça e cor, de acordo com os dados estatísticos do IBGE. A meta do ministério é até 2016 oferecer 50% das vagas das instituições e universidades federais para os cotistas.

Estas são algumas das ações governamentais que comporão o roteiro de debate do ministro.



imprensa@ptalesp.org.br

alesp