Da Tribuna


05/03/2013 19:51 | Da Redação

Compartilhar:


Caos na saúde



Carlos Cezar (PSB) falou de fato ocorrido no Hospital de Sorocaba, no qual pais fotografaram um inseto no tubo que fornecia oxigênio para a criança. De acordo com Carlos, a justificativa dada pelo hospital é que na UTI havia um ar condicionado queimado, facilitando assim a entrada de insetos no recinto. "É lamentável: e se tivesse dado alguma infecção na criança?". Cezar pediu um olhar mais cuidadoso por parte da Secretaria da Saúde e por parte do governo estadual. "Se despreza um problema que salta aos olhos no Brasil", lamentou. (JF)



Centro de oncologia



Marcos Martins (PT) comentou anúncio, feito pelo governador Geraldo Alckmin, da implantação de centro de oncologia no município de Osasco. Martins disse que o município necessita desse centro, especialmente devido a grande incidência de problemas decorrentes da fábrica de amianto, onde trabalhavam mais de 5 mil pessoas, hoje infectadas pela substância. Falou também da importância do serviço que será prestado a mulheres, que também têm sofrido com o aumento dos casos de câncer. (JF)



Auxilio a Cubatão



Telma de Souza (PT) agradeceu elogios feitos a ela em uma rede social pela presidente do diretório municipal do PPS, Maria Alice Antunes. Telma falou sobre alagamento que isolou um conjunto de moradias em Cubatão e sobre as visitas que o governador Geraldo Alckmin tem realizado na cidade. Telma comentou o trabalho que a prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, tem feito para auxiliar esses moradores e pediu o auxílio de todos no fornecimento de alimentação e produtos de higiene pessoal para a população de Cubatão. (JF)



Melhorias para Araçatuba



"Araçatuba estava em festa", disse o deputado Dilador Borges (PSDB), sobre a visita que o governador Geraldo Alckmin realizou, no dia 1º/3, para apresentar soluções para a cidade. Borges discorreu sobre as dificuldades enfrentadas por Araçatuba, dando como exemplo o hospital que, além de atender a população da cidade, atende também os moradores de Mato Grosso. O deputado falou ainda sobre a criação do Bom Prato na cidade e sobre a construção do Hospital do Rim, dentro da Santa Casa de Araçatuba. (JF)



Regionalização da saúde



Luis Carlos Gondim (PPS) comentou que a AMA de Araçatuba é a que mais atende mensalmente. Gondim citou moção de sua autoria que pede a implantação de plano de carreira para os médicos. Falou também sobre o baixo salário da categoria e sobre a redução de cirurgias complexas realizadas pela Santa Casa de Mogi das Cruzes, impossibilitando o tratamento dos doentes perto de suas residências. "Temos que regionalizar a saúde", finalizou. (JF)



Crimes contra taxistas



Jooji Hato (PMDB) citou reportagem sobre o aumento da violência contra taxistas. Hato disse que o aumento dos crimes é decorrente da lei seca, que causou maior procura de táxis no período noturno. O deputado solicitou que a Segurança Pública realize blitze de desarmamento, afirmando insistir na questão porque espera que as autoridades competentes se sensibilizem com o problema. (GC)



Indignação no caso Kevin



Luciano Batista (PSB) lamentou a morte do garoto boliviano Kevin, de 14 anos, que faleceu ao ser atingido por um sinalizador solto por um integrante da torcida corinthiana. O deputado questionou a veracidade da história apresentada pela mídia e se disse indignado pelo posicionamento do advogado de defesa do menor acusado de soltar o sinalizador. "Temos que ir contra atitudes que denigrem a imagem do nosso futebol", disse o parlamentar. (GC)



A ditadura não acabou



Adriano Diogo (PT) destacou a importância de audiência pública para debater cotas raciais. Ele criticou o fato de que alunos da USP estão sendo enquadrados e presos por formação de quadrilha, o que dá a impressão de que a ditadura não acabou. Disse que as práticas do Estado secreto só vão cessar quando pararem as investigações de cada brasileiro. "Como é difícil contar a verdade para o país da mentira." (GC)



Os direitos das mulheres



Telma de Souza (PT) informou que 7 entre 10 mulheres no mundo sofrem violência, sendo que "70% da população feminina já foi agredida e entre essas mulheres 40% acaba morrendo. A parlamentar acrescentou que 140 milhões de meninas sofrem com mutilações, tráfico humano e casamentos forçados. Telma apelou ao governador Geraldo Alckmin para criar uma secretaria para mulheres no Estado de São Paulo. "A questão das mulheres significa direitos humanos, direito de não apanhar, direito de não ter medo de fazer denúncias e direito a ser acolhida". (DT)

alesp