Da Tribuna


13/03/2013 19:58 | Da Redação

Compartilhar:


Lei seca



Cauê Macris (PSDB) comentou as prerrogativas do Parlamento e a função dos parlamentares. O deputado falou também do atropelamento de um ciclista, que teve seu braço decepado e atirado em um rio pelo motorista provavelmente embriagado. Macris defendeu que a lei seca tem que ser mais rígida. "O cidadão que for flagrado embriagado tem que receber sanções do Detran", disse. (GA)



Mulheres no trabalho



Ramalho da Construção (PSDB) disse que, no dia 13/3, visitou duas fábricas têxteis para tratar da valorização profissional das mulheres. O deputado ressaltou as dificuldades das mulheres que trabalham, como deixar seus filhos sozinhos. Quanto aos programas de moradia, ele disse: "O imóvel tem que ficar no nome da mulher." (GA)



Educação



Welson Gasparini (PSDB) agradeceu ao governador Geraldo Alckmin pela liberação de investimentos para a construção de uma escola na cidade de Cravinhos. O deputado falou de notícia veiculada no jornal Folha de S. Paulo, de que a Secretaria da Educação estaria contratando professores que não obtiveram a nota mínima no exame seletivo. (GA)



Drogas



Edson Ferrarini (PTB) falou de parceria com o deputado Ramalho da Construção, para criar uma cartilha de prevenção às drogas. "Não podemos permitir que o que aconteceu a Chorão, aconteça a outros dependentes. Não podemos deixar o traficante ser o melhor amigo de seu filho, temos que falar da prevenção nas escolas e instruir os professores nessa luta", finalizou. (GA)



Construção Civil



Dilador Borges (PSDB) lembrou a 19º Feira Internacional da Construção Civil e disse que o Poder Público não se preocupa em qualificar a mão de obra para esse segmento. Borges ainda ressaltou que o setor vem empregando mais pessoas. "Não podemos desprezar um setor que cresce cada dia mais."



Congestionamento em rodovias



Gerson Bittencourt (PT) criticou os congestionamentos constantes em estradas que cortam as regiões metropolitanas. Bittencourt acrescentou que os motoristas pagam um valor alto pelos pedágios e que não é aceitável, por parte das concessionárias, a justificativa de que não conseguem realizar obras necessárias. (DT)



Proibição do amianto



Marcos Martins (PT) discorreu a respeito da proibição do uso do amianto na construção de escolas. Martins ressaltou sua preocupação com os moradores de Itapira, que estão expostos a uma mina de amianto abandonada. Ele falou ainda da proibição do uso do mercúrio em aparelhos hospitalares, que pode causar sangramento nas gengivas de pacientes, além de prejudicar o meio ambiente. (DT)



Filas no Porto de Santos



Telma de Souza (PT) falou sobre a fila para entrada de cargas pesadas no porto de Santos e os longos congestionamentos que ela causa. Falta iniciativa por parte do governo e do Controle de Segurança dos Portos (Codesp) para resolver a questão. A parlamentar pede uma solução harmoniosa para todos. (DT)



Melhorias em Campinas



Cauê Macris (PSDB) tratou dos investimentos do governo do Estado em Campinas. O parlamentar citou a duplicação da rodovia Anhanguera e a ampliação da Fatec, que terá maior oferta de vagas para estudantes da região. Macris elogiou a gestão de Alckmin: "Nunca foram feitos tantos investimentos". (DT)



Estado de direito



Roberto Massafera (PSDB) comentou a luta por um estado pleno de direito. Segundo o deputado, muita gente desconhecem como foi ter o estado comandado por militares, depois do Golpe de 1964. Os estudantes não eram respeitados e muitos foram mortos, perseguidos e presos. "Nossa felicidade é saber que já vivemos num estado pleno de direito", concluiu. (DT)



Seconci



Ramalho da Construção (PSDB) parabenizou a Seconci, fundada em 26/3/1964, pouco antes do Golpe de 1964. A entidade prepara os trabalhadores do ramo e já recebeu vários prêmios. O deputado abordou a desoneração da cesta básica anunciada pela presidente Dilma. "É importante fiscalizar se esse subsídio vai chegar ao trabalhador", alertou. (IM)



Brasileiros na Bolívia



Fernando Capez (PSDB) falou de casos de violência nos estádios. Referindo-se à prisão de torcedores brasileiros na Bolívia, disse: "Há 12 brasileiros presos sem que haja provas e indícios do que aconteceu. A Bolívia diz que houve prisão para averiguação, como acontecia aqui no Brasil, na época da ditadura. Manter essas pessoas presas é desrespeitar os direitos humanos." (IM)



Regras para torcedores



Edson Ferrarini (PTB) lembrou que em São Paulo há uma lei, de sua autoria, que proíbe a entrada e a venda de bebidas alcoólicas, fogos, copos e garrafas de vidro nos estádios de futebol, "para previnir a violência". (IM)

alesp