Audiência na Assembleia discute transporte público 24h


14/03/2013 19:45 | Da assessoria do deputado Luiz Cláudio Marcolino

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122448.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Chegou a hora de discutir o transporte público 24h no Estado de São Paulo." Com esta temática, a Assembleia Legislativa realiza, em 20/3, no auditório Teotônio Villela, às 18h30, audiência pública para discutir a proposta de funcionamento de metrô e trem 24h na Grande São Paulo.

A iniciativa da audiência partiu do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) e recebeu o apoio da deputada Leci Brandão (PCdoB). Autor do Projeto de Lei 621/2011, que propõe o funcionamento ininterrupto dos trens do Metrô todos os dias da semana, incluindo feriados, Marcolino afirma que a ideia é debater uma saída para um transporte público de qualidade que atenda diuturnamente às necessidades dos habitantes da metrópole. "Não apenas porque estamos às vésperas de uma Copa do Mundo, mas porque São Paulo há muito tempo apresenta demanda para um o transporte público noturno", disse.

O deputado lembra que a cidade, ao lado da região metropolitana, concentra uma enorme quantidade de empresas com até quatro turnos de trabalhadores, como os call centers, os hotéis, os supermercados e restaurantes que funcionam a todo vapor durante a madrugada e que precisam ser mais bem assistidos em relação ao transporte noturno. "Sem falar na diversidade cultural e gastronômica da noite paulistana, cujo público, assim como os trabalhadores e estudantes, também contribui para o crescimento econômico da cidade", afirma o parlamentar.

Atualmente, a proposta do deputado encontra-se indexada ao PL 379/2011, da deputada Leci Brandão (PCdoB), que dispõe sobre o horário de funcionamento das estações do Metrô somente nos finais de semana.

Foram convidados para a audiência os secretários dos Transportes e da Segurança do Estado, o secretário municipal de Transportes de São Paulo, as presidências do Metrô e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e representantes dos sindicatos dos metroviários e dos bancários de São Paulo, Osasco e região, entre outros.



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp