Análise do terreno da antiga Rhodia, em Santo André


18/03/2013 17:17 | Da assessoria do deputado José Bittencourt

Compartilhar:


No dia 18/3, José Bittencourt (PSD) teve resposta ao seu requerimento de informações e recebeu do gerente da Agência Ambiental do ABC1, Tomio Teraoka, as cópias dos pareceres encaminhados à prefeitura de Santo André e à Rhodia Poliamida e Especialidades com referência ao despacho feito pela Cetesb, sobre o terreno da empresa, em Santo André. O local foi indicado para a instalação de unidade Poupatempo, mediante projeto de lei do parlamentar. Os documentos informam que "a remoção do solo contaminado da área do Pavilhão BF foi implantada de forma adequada, podendo o caso ser encerrado e o Termo de Reabilitação da área do Pavilhão BF emitido".

O deputado José Bittencourt chama a atenção ainda para o laudo da própria Cetesb, que afirma que o parecer favorável ao processo de remoção da terra foi emitido em 2/10/2010, com base no despacho 091/12/CA.

O documento afirma que "após a remoção, foram coletadas e analisadas amostras do solo do fundo e das paredes das cavas". O laudo diz ainda que "para todas as amostras foram constatadas concentrações de PAH inferiores aos valores de intervenção, exceto para as amostras 002-CV-SO, 008-CV-SO e 016-CV-SO, coletadas nas paredes das cavas que foram então reaterradas com pó de pedra e os pisos foram recompostos".

O relatório datado de 20/02/2013 da Cetesb, afirma ainda que "o solo removido, aproximadamente 45 m³, foi armazenado devidamente.



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp