Homenagem a estudante morto durante a ditadura


19/03/2013 14:29 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:


Roberto Massafera (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para prestar uma homenagem ao estudante Alexandre Vanucchi Leme, patrono do Diretório Central Estudantil (DCE) da USP, assassinado há 40 anos no dia 17 de março de 1973 pelo regime militar.

Massafera vivenciou o período de lutas estudantis durante sua graduação na Escola de Engenharia da USP de São Carlos, entre 1963 e 1967. Ele lembrou que naquela época a liberdade de expressão e manifestação eram vigiadas.

O deputado destacou que apesar de presenciar a instalação da ditadura militar no Brasil em 1964, os estudantes ainda eram respeitados e podiam se organizar e participar de movimentos políticos até o final de 1968.

"Foi a partir do AI-5 (Ato Institucional nº 5), editado em 13 de dezembro de 1968, que perdemos os direitos. O movimento e os encontros estudantis foram proibidos. A repressão tornou-se muito forte e os estudantes passaram a ser perseguidos, presos, torturados e mortos pelo regime militar", afirmou o deputado.

Entre as vítimas estavam o universitário. "O jovem estudante Alexandre Vanucchi Leme era um idealista, lutou pelo retorno do Estado de direito", concluiu Massafera.



rmassafera@al.sp.gov.br

alesp