Opinião: Segurança nos estádios de futebol

Um ponto positivo é que o Tribunal de Justiça anunciou novas medidas para impedir o uso de fogos de artifícios no futebol de São Paulo.
21/03/2013 18:48 | Orlando Morando*

Compartilhar:


Em 2014 o Brasil sediará o evento mais importante do futebol: a Copa do Mundo. Contudo, a violência nos estádios é um fator preocupante. Pesquisas mostram o Brasil na liderança de mortes em confrontos de torcidas dentro, no entorno ou nos acessos aos estádios de futebol.

O fato de o país estar ocupando o trágico primeiro lugar no número de óbitos em conflitos de torcedores deve-se ao fato de não ter ocorrido aqui uma reação forte a esse tipo de violência, tal como fez a Itália, promovendo reformas na legislação até para punir os dirigentes que incitam a violência.

O problema de violência das torcidas existe há muito tempo e é decorrente da falta de uma infraestrutura e regras mais rígidas para o acesso dos torcedores aos estádios. Por isso, agora estamos diante de um fato ocorrido na Bolívia, com enorme repercussão internacional, envolvendo torcedores de um clube brasileiro.

Embora proibidos, os fogos de artifícios costumam marcar presença nos estádios de futebol. Na ânsia de apoiar o time, torcidas inteiras se organizam para oferecer verdadeiros espetáculos pirotécnicos. Algo bonito de se ver, mas muito perigoso.

Um ponto positivo é que o Tribunal de Justiça de São Paulo anunciou recentemente novas medidas para impedir o uso de fogos de artifícios, sinalizadores e afins no futebol de São Paulo. Caso esses projéteis sejam lançados nos estádios, o árbitro terá a obrigação de paralisar o jogo temporariamente, comunicar o delegado da partida e o policiamento, que deverão identificar de onde partiu o lançamento.

O Brasil está empenhado em fazer uma boa realização da Copa do Mundo, está construindo novos estádios, é o melhor momento para, junto com as novas arenas, criar um conceito de segurança e monitoramento que reconduza os torcedores brasileiros, que, aos poucos, estão abandonando os campos de futebol. Mas não bastam somente os estádios, é preciso transformar o conceito, garantindo, acima de tudo, segurança aos torcedores.

Para combater essa violência em curto prazo, são importantes ações mais repressivas, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios, o controle da venda de ingressos, proibindo a ação de cambistas, o aumento da oferta do transporte coletivo, principalmente na saída dos estádios e, principalmente, maior e melhor fiscalização no acesso dos torcedores aos estádios.



*Orlando Morando é deputado estadual PSDB.

alesp