Apoio aos pacientes com esclerose múltipla


22/03/2013 13:20 | Da assessoria do deputado Milton Vieira

Compartilhar:


Milton Vieira (PSD) apresentou o Projeto de Lei nº 84/2013, que institui o Programa de Apoio aos Portadores de Esclerose Múltipla, no Estado de São Paulo. O parlamentar propõe que sejam criadas ações preventivas que possibilitem o diagnóstico precoce da doença, tratamento médico e psicológico gratuito aos portadores e seus familiares, além de incentivos à pesquisa e ampla divulgação sobre os sintomas e esclarecimentos sobre essa doença.

Os medicamentos para tratamento dessa doença são de alto custo, e estima-se que no Brasil existam cerca de trinta mil pessoas com o diagnóstico de esclerose múltipla. Segundo estudos, a expectativa de vida do paciente diagnosticado é de aproximadamente cinco a dez anos a menos em relação às demais pessoas. Ela é uma doença degenerativa que afeta o sistema neurológico, causando alterações sensoriais como a perda de sensibilidade, dificuldade locomotora, problemas na fala, além do nítido enfraquecimento da memória.

"Assim como na cardiologia, onde os especialistas sabem praticamente tudo sobre o coração, devemos cobrar que o nosso governo incentive os estudos neurológicos, que se aperfeiçoem no combate desse mau que tem ceifado tantas vidas", afirmou Milton Vieira ao apresentar o projeto de lei, que agora será submetido à apreciação da Assembleia Legislativa.

miltonvieira@al.sp.gov.br

alesp