Opinião - Fremitur, justiça aos municípios turísticos

As riquezas naturais, culturais, religiosas de São Paulo são atrativos em várias cidades paulistas que precisam dos investimentos do Estado
25/03/2013 17:14 | João Caramez*

Compartilhar:


O dia 20/3/2013 foi uma data histórica para a Assembleia Legislativa, que se tornou palco de uma nova etapa no turismo paulista com o lançamento da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico. A determinação nos fez abraçar esta causa nobre. Somos parceiros das cidades e do governo do Estado, representantes de um povo lutador que busca oportunidades para o fortalecimento do turismo em São Paulo.

Deputados, prefeitos, lideranças e entidades concentramos esforços em favor das cidades que possuem atrativos turísticos, porém ainda não tiveram sua condição reconhecida.

É com grande alegria que, por meio da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico, fortalecemos o trabalho que teve início na Comissão das Estâncias, que coordenei nos últimos dois anos e resultou no PLC 32/2012, fruto do trabalho que realizamos juntamente com parlamentares, representantes de entidades e órgãos do setor.

O Estado que tem o maior PIB nacional, representando cerca de 33,1% do total de riquezas produzidas no país, carrega, além de seu grande poder econômico, um potencial avassalador em turismo que deve ser explorado em sua magnitude.

Com mais de 41 milhões de habitantes, o que equivale a cerca de 22% da população brasileira, São Paulo é o Estado mais populoso do Brasil e um dos que mais recebem visitantes para turismo e negócios. Suas riquezas naturais, culturais, religiosas são atrativos em várias cidades paulistas que precisam dos investimentos do Estado para preservarem suas raízes e favorecerem diretamente a sua população.

É fato que o turismo gera emprego, renda e desenvolvimento. São Paulo confirma com números suntuosos essa marca. Todos sabem que o turismo paulista é responsável por mais de 1,7 milhão de empregos e gera uma receita de mais de R$ 25 bilhões.

Os casos de Olímpia e Brotas retratam um pouco o que este grande Estado pode explorar. Queremos um turismo pujante em todo o Estado, fazendo jus à real condição de São Paulo, que é a locomotiva do Brasil.



*João Caramez é deputado estadual pelo PSDB e coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico.

alesp