Opinião: O projeto petista em principal plano

A defesa do projeto petista que transforma o país ao longo desses 10 anos, também teve atuação firme e convicta da bancada, assim como as ações dos nossos governos municipais, sempre em comparação com o desmando e desgoverno tucano
26/03/2013 18:33 | Alencar Santana Braga*

Compartilhar:


Ao refletir sobre o ano de trabalho à frente da Liderança do PT na Assembleia, que muito me honrou pela oportunidade de representar meus companheiros petistas junto ao Parlamento paulista, a conclusão é de um saldo positivo.

Buscamos exercer com afinco a oposição responsável e crítica, atentos às demandas da sociedade, visto que a população do Estado tem amargado percalços diários com a falta de planejamento, investimentos e incompetência administrativa dos tucanos, característica que reina no governo Geraldo Alckmin.

No cumprimento de seu papel de apurar, fiscalizar e denunciar, a Bancada do PT cobrou a instalação de CPIs e trouxe para a Assembleia Legislativa, em forma de audiências públicas e debates, a discussão dos problemas que mais assolam a vida cotidiana da população.

A discussão da mobilidade urbana, por exemplo, foi levada a todas as regiões metropolitanas em forma de audiências com a população e autoridades locais para levantarmos os problemas das cidades, a fim de mostrarmos as deficiências da política estadual e apresentarmos nossas propostas.

Outro exemplo foi a apuração de corrupção na aquisição de material escolar e a destruição de livros didáticos praticados por José Bernardo Ortiz, então presidente do FDE (Fundação de Desenvolvimento da Educação), que culminou em seu afastamento da direção da empresa por determinação da Justiça, após as denúncias que encaminhamos ao Ministério Público Estadual.

A Bancada petista também faz valer a representatividade do Legislativo. Nesse sentido, estamos na luta em defesa do projeto das cotas e cobrado que o governo Alckmin adote o modelo aplicado pelo governo federal de reservar até 50% das vagas nas universidades públicas aos estudantes de escolas públicas.

Denunciamos também as graves consequências à sociedade paulista com o boicote do PSDB ao plano do governo federal de redução das tarifas elétricas, ao mesmo tempo em que Alckmin não exige qualidade de serviço e a população é castigada com frequentes apagões da Eletropaulo.

A defesa do projeto petista que transforma o país ao longo desses 10 anos, também teve atuação firme e convicta da bancada, assim como as ações dos nossos governos municipais, sempre em comparação com o desmando e desgoverno tucano, principalmente nas áreas sociais, educação, segurança, transporte público, onde presenciamos uma verdadeira crise, pela falta de investimentos e planejamento dos governos tucanos. Com este foco, promovemos audiências e encontros entre os ministros Alexandre Padilha, Marta Suplicy e Aloizio Mercadante, que debateram com os prefeitos, vereadores, sindicalistas e líderes de movimentos sociais ações, programas e parcerias do governo federal em apoio aos governos municipais.

Com estes exemplos de atividades e ações queremos reforçar que nosso trabalho deu continuidade aos compromissos do PT em defesa dos interesses da população, por um Estado mais desenvolvido e justo.



*Alencar Santana Braga é deputado estadual do PT e foi líder da bancada na Assembleia Legislativa de SP (março/2012 a março/2013).

alesp