Opinião: Omissão e reciprocidade

Enquanto abrimos as nossas fronteiras e os nossos braços para gente de todo o mundo, o mesmo não acontece com muitos dos nossos conterrâneos que deixam o país
27/03/2013 17:25 | Vitor Sapienza*

Compartilhar:


Recentemente, as nossas autoridades localizaramem São Paulo uma oficina de costura onde os trabalhadores, todos bolivianos, eram mantidos em regime de semi-escravidão. Além das péssimas condições de trabalho, em um recinto insalubre, as leis trabalhistas estavam sendo desrespeitadas e até mesmo a condição de seres humanos havia sido deixada de lado.

Os empregadores foram responsabilizados pela ilegalidade, e foram obrigados a registrar e a indenizar os imigrantes. Muitos deles haviam aceitado aquelas condições porque, estando em um país estrangeiro, nem sempre conseguem contar com o apoio da lei, principalmente quando entram de maneira ilegal. E, infelizmente, isso tem sido até rotineiro, em se tratando de muitos bolivianos residentes em São Paulo; uma grande parcela deles é explorada pelos próprios compatriotas.

Não vamos aqui citar algo que possa ser classificado como xenofobia. Ao contrário, temos convicção de que todos os que aqui chegam dispostos a trabalhar devem receber o merecido respeito de nossa gente. Não vamos nos esquecer de que nós, netos de imigrantes, sabemos o que os nossos antepassados sofreram quando cruzaram o Atlântico, em busca de novas oportunidades.

O nosso comentário vai além de tudo isso, vai além do que podemos chamar de reciprocidade. Enquanto abrimos as nossas fronteiras e os nossos braços para gente de todo o mundo, o mesmo não acontece com muitos dos nossos conterrâneos que deixam o país. Não é segredo para ninguém o que muitos brasileiros já sofreram, tentando entrar na Espanha ou na Inglaterra, que nesta semana impôs sérias restrições a estrangeiros.

No nosso caso, aqui ao lado, com a Bolívia não é diferente. Não podemos nos esquecer o que o governo de Evo Morales fez recentemente com as empresas brasileiras ali instaladas. Além da coação praticada contra essas empresas, praticou verdadeira extorsão contra o complacente governo Lula, que simplesmente disse "amém" às exigências de Morales. Faltou pulso, faltou garra, faltou brio.

Hoje, decorridos alguns anos, estamos novamente à mercê do governo da Bolívia. Não estamos falando de empresas, estamos falando de pessoas. Quem conhece um pouco da vida deste deputado, sabe de sua ligação com o esporte profissional e amador. E que também é contrário à existência dessas torcidas organizadas. No entanto, agora que torcedores corintianos continuam presos na Bolívia, não podemos aceitar o que está sendo feito. Como é de conhecimento geral, em uma partida de futebol, realizada no interior da Bolívia, um torcedor corintiano atirou um sinalizador contra a torcida contrária, atingindo um adolescente que morreu no estádio.

Não defendemos a impunidade, ao contrário, queremos que os culpados sejam severamente punidos. Contudo, fica difícil aceitar que um único sinalizador tenha sido disparado por uma dúzia de pessoas. Se é verdadeira a confissão feita por um jovem que não poderia ter ido à Bolívia, se houve "armação" por parte dos dirigentes da tal torcida organizada, se é mentira a tal confissão, cabe à nossa polícia desvendar. O que não podemos aceitar é que pessoas inocentes - que certamente estão entre os doze ali detidos - sejam mantidas presas unicamente porque agentes do governo boliviano, que deveriam ter impedido a entrada daquele artifício, não o fizeram.

O que nos preocupa, e mexe com os nossos brios, é a postura do governo brasileiro. Em nome de uma união, pouco ou nada promissora para nós, ele aceita as imposições dos vizinhos tanto na área econômica, como policial, e finge que está tudo bem. Está? Não, não está! Não está bem quando veículos roubados no Brasil circulam livremente nos países vizinhos; quando as nossas empresas são tratadas como bandos de marginais, e que tenham contratos rasgados como se não tivessem valor; ou como acontece agora, quando torcedores permanecem presos em território boliviano sem que tenham a necessária assessoria por parte do nosso governo.

Não há dúvidas de que boa parte das tais torcidas organizadas se transformou em reduto de criminosos, de vândalos. Mas também não é justo que todos esses detidos sejam tratados com indiferença por parte de nossas autoridades. E finalizamos com perguntinhas simples: todos são culpados? E a tal reciprocidade, onde está? Com a palavra, as nossas autoridades.



*Vitor Sapienza é deputado estadual pelo PPS, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informação, ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, economista e agente fiscal de rendas aposentado.

alesp