Escola de Suzano passa a se chamar Tochichico Yochicava


03/05/2013 17:14 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:


Acontece neste sábado, 4/5, às 9h, a entronização do patrono da E.E. Prof. Tochichico Yochicava, localizada na Rua Ferdinando Antonio Renzi, 221, no bairro Miguel Badra Alto, em Suzano. O nome a escola foi sugestão do deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), através de um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa em 2011.

No dia 18/3, o governador Geraldo Alckmin promulgou a lei. Para o parlamentar, esta é uma justa homenagem ao pedagogo que trabalhou em diversas escolas da região.

Tochichico Yochicava nasceu em Ferraz de Vasconcelos, Estado de São Paulo, em 1º/1/1947. Foi casado durante 30 anos com a também professora Helena Nobuco N. Yochicava com quem teve dois filhos. Seus pais eram imigrantes japoneses. Ele teve uma infância com muitas dificuldades e ingressou na primeira série com oito anos de idade. Tochichico Yochicava gostava de participar de todas as atividades escolares (teatro, desenhos, jogos, leituras etc.).

Ele concluiu o segundo grau no tradicional Instituto de Educação Dr. Washington Luis e começou a trabalhar com 11 anos, em uma fábrica de sapatos e, com muito esforço e dedicação, conseguiu concluir a faculdade de Filosofia e de Letras, quando enfim sua vida começou a progredir. Passou a lecionar em horários vagos e, por fim, se formou em Pedagogia com especialização em Administração Escolar. Aposentou-se em 2005, ano em que faleceu.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp