Opinião - Estado anuncia implantação do AME Amparo

Além de Amparo, o Ambulatório Médico de Especialidades irá atender outros 11 municípios do entorno
07/05/2013 20:39 | Edmir Chedid*

Compartilhar:


O Poder Executivo confirmou a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Amparo, cidade inserida no Circuito das Águas, em atendimento às reivindicações que apresentamos nestes últimos três anos. A ratificação ocorreu durante pronunciamento realizado pelo governador Geraldo Alckmin em uma solenidade realizada no município, que ainda contou com a presença de diversas autoridades locais e de lideranças comunitárias.

O AME Amparo será planejado para atender a necessidade da população e para se tornar uma unidade de referência em nível regional, em média e alta resolutividade, a partir da realização de consultas, de exames e, em alguns casos, até de cirurgias no mesmo local. Isso proporcionará rapidez ao diagnóstico das doenças e ao tratamento dos pacientes, além de desafogar o atendimento dos hospitais, das santas casas e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Além de Amparo, o Ambulatório Médico de Especialidades irá atender outros 11 municípios do entorno com uma equipe de médicos especialistas e de outros profissionais da saúde. Essa grande estrutura do município irá contar com equipamentos pensados para maximizar a resolutividade dos exames e dos procedimentos com rapidez e muita eficiência aos pacientes. Além de exames de análises clínicas, o AME Amparo irá contar com métodos diagnósticos em especialidades médicas, segundo afirmação de Geraldo Alckmin.

O AME, serviço de atenção ambulatorial de média e alta complexidade, foi instituído pelo governo do Estado há seis anos com a finalidade de agilizar a elucidação diagnóstica de casos encaminhados pelos serviços de atenção básica à saúde ou pelos de média e de alta complexidade médica, orientando a conduta e definindo o fluxo do paciente no sistema público de saúde. À época, atuamos na defesa de implantação do serviço, que, atualmente, tem se demonstrado a melhor e mais eficaz alternativa para o atendimento gratuito aos pacientes que não possuem acesso aos serviços privados de saúde.

Com o anúncio da implantação do AME Amparo, iniciamos nossas atividades para levar a Bragança Paulista um AME Cirúrgico, que atuará em parceria com o AME Atibaia, que é outra importante conquista que obtivemos por intermédio do governo do Estado. O AME Cirúrgico também apoiará as atividades do Hospital Universitário São Francisco (HUSF), que já regionalizou seu atendimento conforme demanda que apresentamos à Secretaria de Estado da Saúde.

Diante de todas estas conquistas e confirmações que obtivemos a partir da análise dos pedidos que apresentamos com o intuito de promover a melhoria dos serviços públicos de saúde, temos que agradecer o empenho demonstrado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, ambos determinados em garantir benefícios aos que mais precisam de apoio.

*Edmir Chedid é advogado, deputado estadual do DEM e 2º secretário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp