Da Tribuna


07/05/2013 21:03 | Da Redação

Compartilhar:


Fechamento da creche

Olimpio Gomes (PDT) solicitou a todos os presentes que entoassem coro contra o "absurdo" fechamento da creche da Assembleia. Segundo o deputado, a Assembleia é o órgão que deveria dar exemplo aos outros segmentos da sociedade pelo fato de representar 42 milhões de pessoas. O parlamentar defendeu ser aceitável a medida de ampliação de atendimento, desde que não seja para pagar funcionários fantasmas. "Todos os deputados que juraram a Constituição irão dizer não ao fechamento", exclamou. (SC)

Greve de trabalhadores

Ramalho da Construção (PSDB) mostrou-se solidário ao movimento contra o fechamento da creche da Assembleia. Informou ainda que trabalhadores das refinarias e da construção civil da Baixada Santista estão em greve desde segunda-feira, 6/5, e que há a possibilidade de a paralisação se estender à capital. Para o deputado, a situação enfrentada na Baixada poderia ser resolvida com diálogo, mas ainda não há acordo. "Ninguém gosta de greve, nem os trabalhadores nem os patrões, mas é o remédio amargo para alcançarmos os objetivos", concluiu. (SC)

Informativos

Marco Aurélio (PT) avisou que realizará, no dia 23/5, plenária para prestação de contas na Câmara Municipal de Jacareí. O deputado informou ainda que esteve nesta segunda-feira, 6/5, em uma audiência técnica sobre possível parceria público-privada para a construção de quatro hospitais. O deputado também lamentou o fechamento das unidades da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) de Aparecida e Ubatuba, já que o órgão é responsável, entre outras atribuições, pela fiscalização ambiental da indústria da mineração. (SC)

Câmeras nas escolas

Jooji Hato (PMDB) apoiou a reivindicação contra o fechamento da creche da Assembleia e afirmou ser favorável a instalação de câmeras de vigilância nas escolas públicas, inclusive dentro das salas de aula para os pais monitorarem alunos e professores. O deputado informou que há 14 anos, quando era vereador à Câmara Municipal de São Paulo, já havia apresentado o PL 415/1999, no mesmo sentido. Disse também que o PL 322/2011, de sua autoria, está em tramitação na Assembleia, e, se for aprovado, vai obrigar os órgãos públicos a terem câmeras de vigilância e detectores de metal nas entradas. (SC)

Projeto Vamos Nos Proteger

Carlos Neder (PT) discorreu acerca do crescimento da violência e da sensação de insegurança presente no Estado, lembrando a morte da dentista Cinthya Moutinho, em São Bernardo do Campo. Comentou o projeto Vamos Nos Proteger, criado pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), a fim de tomar providências para diminuir os riscos e os danos causados pela violência. Citou algumas iniciativas do programa e parabenizou o CRO pela iniciativa. (JF)

Bilhete Único

Luiz Moura (PT) comentou a audiência pública que comemorou os nove anos de implantação do Bilhete Único no Estado. "A criação do Bilhete Único foi importante para os trabalhadores que residem em bairros periféricos, afastados da zona central da cidade". Citou ainda as audiências públicas realizadas para que o sistema de cobrança seja implantado também para os moradores da região do Alto do Tietê. (JF)

Aniversário da TVT

Orlando Bolçone (PSB) reiterou seu compromisso junto aos servidores para que não ocorra o fechamento da Creche da Assembleia. Em seguida, discorreu acerca do aniversário de 10 anos da TVT, no dia 6/5. "A emissora atinge 318 municípios paulistas, entre eles Sorocaba e Jundiaí", afirmou. De acordo com Bolçone, a TVT também é importante no desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural do interior. (JF)

Greve dos professores

Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que esteve presente na manifestação dos professores das escolas municipais e estaduais de São Paulo, que ocorreu no dia 3/5. Falou de algumas das exigências que estão sendo feitas pelos professores. Discorreu acerca do informe do sindicato dos professores que está sendo transmitido pela mídia. "O governador Geraldo Alckmin entrou com uma ação judicial para haja censura de trechos do informe da Apeoesp", denunciou o deputado, fazendo um comparativo com a época do regime militar. (JF)

alesp