Ato público pela punição dos crimes da Ditadura Militar


13/05/2013 18:02 | Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Compartilhar:


Ato público em homenagem ao militante operário Olavo Hanssen será realizado no sábado, 25/5, a partir das 16h, no salão da Sociedade Amigos de Vila Maria Zélia (R. Cachoeira X R dos Prazeres).

Familiares, antigos companheiros e organizações populares e de trabalhadores vão relembrar a trajetória de Olavo Hanssen em sua luta em defesa dos trabalhadores e os trágicos acontecimentos que levaram ao seu assassinato pelos agentes dos orgãos de repressão do Estado durante a ditadura militar.

Olavo Hanssen começou sua militância na juventude, como membro da União Nacional dos Estudantes, na década de 1960, onde impulsionou suas principais campanhas. Morador de Mauá, foi estudante do colégio Américo Brasilense em Santo André. Ainda estudante, ingressou no Partido Operário Revolucionário " Trotskista, em 1961. Começou a trabalhar aos 14 anos como office-boy. Foi metalúrgico ativista na Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo. Após três prisões e muito vigiado, foi trabalhar nas indústria químicas de Santo André. Entrou no curso de Engenharia de Minas na Escola Politécnica da USP em 1960 e abandonou o curso para trabalhar e militar com os metalúrgicos de São Paulo.

A reunião será no mesmo local onde, no dia 1º/5/1970, numa manifestação pacífica organizada por 15 sindicatos, foram presos 18 militantes, entre eles Olavo Hanssen. Na prisão Olavo foi submetido a sucessivas sessões de tortura. A polícia política da ditadura, dias após seu assassinato, ainda tentou forjar um suicídio.

Vamos preservar a história para as novas gerações para que ela não se repita mais. Confira a programação:

15h30 " Concentração no local

16h - Apresentação de rua do Cortejo Popular

16h20 - Abertura do ato público com apresentação do Vídeo de Testemunho de Olavo Hanssen.

18h - Encerramento do ato público, com apresentação do Grupo Cultural Luther King.

18h20 HORAS - Confraternização

Os interessados devem entrar em contato com a Comissão da Verdade Rubens Paiva: contato@comissaodaverdadesp.org.br

alesp