Da Tribuna


13/05/2013 19:56 | Da Redação

Compartilhar:


Fim da greve

Carlos Giannazi (PSOL) comentou o fim da greve dos professores da rede pública estadual. Segundo o parlamentar, a greve foi suspensa, pois parte dos grevistas aderiu à negociação, apesar de o governador não ter atendido todas as reivindicações. Entre as promessas do governo estão o fim das provinhas para as categorias O e F, a não privatização do Hospital do Servidor Público de São Paulo, a abertura de concurso público no 2° semestre para professores de 5° a 8° séries e do ensino médio, e convênio para elaboração de um programa de combate à violência nas escolas. "Só vou acreditar quando acontecer, pois o governador não costuma cumprir com sua palavra", finalizou. (SC)

Atraso no pagamento

"Estou preocupado que se revogue a Lei Áurea imposta aos policiais, que já estão sem receber salário e só falta apanharem no final do dia", protestou Olimpio Gomes (PDT) quanto à falta de pagamento aos policias que atuam na Operação Delegada. Segundo o deputado, são 32 dias de atraso na remuneração. O parlamentar mencionou ainda que se o contrato entre prefeituras e governo estadual, para que policiais executem trabalho extra e recebam por isso, for quebrado pelo policial, o mesmo pode ser preso. "No entanto, quem cumpre o estipulado não é pago. Há irresponsabilidade e incompetência nas gestões estadual e municipais", concluiu. (SC)

Calamidade na saúde

Dilador Borges (PSDB) informou que na semana passada, sem se preocupar com a população, o maior pronto-socorro da cidade de Araçatuba foi fechado sob alegação de falta de médicos. Para o deputado, o que se vê na saúde é "politicagem", pois muitos prometem construir Upas, UBS, mas é preciso custear o que já existe. O parlamentar comentou ainda que o investimento feito pelo governo estadual é insuficiente e que o governo federal deve reajustar a tabela SUS. "O país tem na memória vergonha por causa da escravidão e, assim como comemoramos o fim da escravatura, espero um dia comemorarmos o fim da corrupção", afirmou. (SC)

Blitze do desarmamento

Jooji Hato (PMDB) mencionou a morte de um rapaz de 22 anos, na quadra da escola de samba Rosas de Ouro, no dia 11/5, e também falou da tentativa de sequestro da jovem Priscila Morales, que conseguiu fugir atirando-se para fora do carro e quebrando a perna. "Os pilares que sustentam a violência são drogas, armas e álcool, e para combater este mal é necessário que o governo faça a blitze do desarmamento." (GA)

Abolição dos escravos

Ramalho da Contrução (PSDB) lembrou o Dia da Abolição dos Escravos comemorado em 13/5. Em seguida, discorreu a respeito dos trabalhadores formais e os informais, que, segundo ele, não têm os seus direitos garantidos pela Constituição, e afirmou: "O Brasil é um dos países com a pior distribuição de renda do mundo." Ramalho disse que os trabalhadores precisam ir para as ruas fazer manifestações para terem os seus direitos respeitados. (GA)

Dia das Mães e mutirão

Osvaldo Vergínio (PSD) cumprimentou todas as mães pelo Dia das Mães, comemorado este ano em 12/5. Vergínio falou também do mutirão da saúde, realizado na cidade de Osasco, para realizar pequenas cirurgias e da manifestação de prevenção contra o câncer de mama. (GA)

Parabéns ao governador

Antonio Salim Curiati (PP) parabenizou o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, pela sua gestão e prestou homenagem a todos os parlamentares da Casa. Leu documento sobre recursos que o governo estadual liberou para a melhoria das santas casas. (GA)

Emenda comprada

Carlos Giannazi (PSOL) parabenizou a diretoria da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp) pela iniciativa de criar um abaixo-assinado para anular a Emenda Constitucional 41/2003. Segundo o deputado, a emenda 41 prejudica os trabalhadores do serviço público. "A emenda 41 foi aprovada mediante compra de votos e precisa ser anulada", disse. (GA)

alesp