" />" /> Opinião - Dia Internacional da Família

Opinião - Dia Internacional da Família

"A desagregação da família, a curto e médio prazos, levará o nosso país a consequências terríveis."
14/05/2013 17:25 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


O dia 15 de maio, conforme decisão da Assembleia Geral da ONU em 1993, foi instituído como o Dia Internacional da Família. Em artigo, sob o titulo Cultivando valores de vida!, publicado em vários jornais no início de 2012, fiz algumas reflexões sobre o tema que continuam oportunas diante da data ora comemorada.

Muitas das nossas escolas estão formando uma juventude totalmente alienada quanto à importância dos valores de vida. As famílias, através dos pais e das mães, já não transmitem aos seus filhos os valores espirituais e morais que deveriam conduzir os seus atos. Há, sim, uma preocupação de orientá-los para que sejam vitoriosos nas suas profissões, alcançando o maior êxito econômico possível. Dizem que é preciso ter uma formação intelectual que garanta levar vantagem sempre e sem considerar o que isto possa representar ao seu próximo.

A degradação moral e ética chegou a tal ponto que a sociedade respeita e admira o bem sucedido economicamente, desculpando suas desonestidades e vendo nas suas ações uma conduta esperta. A malandragem, em muitos casos, chega a ser indicada aos jovens como o caminho mais fácil para o sucesso. Não importa o próximo a ser lesado. Quem manda ele ser bobo ou otário?

A desagregação da família, a curto e médio prazos, levará o nosso país a consequências terríveis. Já não se fala em sacrifícios e tolerância nas famílias mas, sim, no direito de cada um buscar sua felicidade pessoal. Nos dias atuais, temos quase mais separações que novas uniões de casais. E, principalmente entre os mais carentes, estas separações acabam levando os filhos dessas desuniões a serem moradores de ruas, viverem em orfanatos ou se abrigarem, em função de delitos cometidos, na Fundação Casa.

Lógico que é importante discutir qual o melhor modelo econômico para o nosso país; é urgente e imprescindível, no entanto, que seja realizada uma avaliação da situação da família brasileira e a crise de valores morais e espirituais por ela vivida para que, antes que seja tarde demais, uma reação forte aconteça. Precisamos assim, como parte dessa reação, cultivar menos os valores econômicos e mais os valores da família e da vida."

*Welson Gasparini é deputado estadual, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp