Governo paulista amplia rede metroferroviária


15/05/2013 16:29 | Da assessoria do deputado Jorge Caruso

Compartilhar:


Integrantes da secretaria dos Transportes Metropolitanos anunciaram que as obras de extensão da Linha 9 (Osasco-Grajaú) até Varginha começam neste ano. Jorge Caruso (PMDB) é autor da indicação que solicitou a construção da linha da CPTM, trecho Varginha-Parelheiros, na capital.

"Os bairros mais periféricos como Grajaú, Varginha, Parelheiros e Engenheiro Marcilac, entre outros da região sul, têm uma demanda reprimida de transporte. Um dos principais problemas é o trânsito enfrentado pelos moradores nos horários de pico, bem como a demora dos transportes", justificou o deputado.

Segundo Caruso a melhor saída para resolver esse problema é desafogar o trânsito e investir na construção de mais estações de trens. "O governo do Estado está sensibilizado com esse problema e está investindo na expansão e modernização da rede metroferroviária", disse.

Atualmente a malha em questão conta com 335 km de extensão com integração física e tarifária, além da implantação de corredores de ônibus da EMTU/SP. Uma das metas é a implantação de mais 30 km de linhas de metrô, ultrapassando 100 km até 2014.

Na CPTM, o foco é a modernização das seis linhas existentes, que recebem obras de infraestrutura, reconstrução e readequação das estações mais antigas e renovação da frota de trens.

jcaruso@al.sp.gov.br

alesp