Da Tribuna


15/05/2013 18:47 | Da Redação

Compartilhar:


Violência nas escolas

Welson Gasparini (PSDB) expôs dados que mostram o quadro da violência nas escolas. Segundo pesquisa apresentada pelo parlamentar, 44% dos professores já foram agredidos, 95% dos professores afirmam que os principais autores das agressões são os alunos e, destes 42% estavam sob efeito de drogas. Para o deputado, a escola não deve se limitar apenas a lecionar português e matemática, mas também valores morais. "Sem tirar a obrigação da família, nas escolas devem ser aprendidos valores morais e éticos", afirmou. (SC)

Réplica

Ramalho da Construção (PSDB) rebateu comentário feito pelo deputado Isac Reis (PT) no dia 14/5. Segundo Ramalho, seu pronunciamento se tratou apenas de informar que há pouco interesse por parte do governo federal quanto à segurança dos trabalhadores do setor da construção civil. O parlamentar convidou Isac Reis a acompanhá-lo até as portas de fábricas para defender os interesses dos trabalhadores, pois diferente do que Isac afirmou, não há o interesse de receber doações de sindicato. "Não sou leviano e não acho justo me acusar sem me conhecer", exclamou. (SC)

Resolução é suspensa

Olimpio Gomes (PDT) falou da satisfação em saber que, por decisão do juiz Marcos Pimentel Tamassia, da 4ª vara da Fazenda Pública de São Paulo, a Resolução SSP 5/2013, que proíbe o policial de socorrer vítimas, foi suspensa. O deputado informou que protocolou o Projeto de Decreto Legislativo 1/2013, para anular a resolução, mas que a Casa não tomou conhecimento. "Muitas pessoas morreram por falta de socorro. O secretário de Segurança Pública deveria pedir exoneração, pois não vai fazer falta mesmo", pontuou Olimpio. (SC)

Falta policiamento

Luiz Carlos Gondim (PPS) comentou o pronunciamento de Olimpio Gomes e informou que falta policiamento na cidade de Salesópolis e região. Segundo o parlamentar, em Salesópolis havia 33 policiais e agora são apenas 13, e em Mogi das Cruzes, havia 4 viaturas e atualmente é possível que não haja nenhuma. Para o deputado, o secretário de Segurança Pública deveria estar atento e contratar mais psicólogos para o atendimento a policial que utiliza a arma e deve passar por consulta antes de voltar a atuar na rua. "É preciso mais homens para fazer a segurança preventiva", concluiu. (SC)

Constituição das comissões

"A composição da nova Mesa Diretora se deu há 60 dias e até o momento as comissões não foram constituídas", afirmou o deputado José Bittencourt (PSD). O parlamentar também comentou que não há dialogo entre as bancadas partidárias: "apenas as duas bancadas maiores se favorecem com os acordos". De acordo com Bittencourt, é necessário avançar no diálogo e dar segmento nas atividades parlamentares que estão com as agendas atrasadas. (JF)

Diminuição da maioridade penal

Jooji Hato (PMDB) discorreu acerca da violência que vem sendo cometida por menores de idade. Apresentou matéria veiculada na mídia, no dia 14/5, na qual um adolescente de 12 anos foi preso após tentar roubar peças de automóveis em um estacionamento. "Os adolescentes que cometem crimes graves, merecem penas maiores", afirmou. O parlamentar também se mostrou favorável à diminuição da maioridade penal e a blitze do desarmamento para que ocorra a diminuição da violência. (JF)

Oportunidade de moradias

Osvaldo Vergínio (PSD) comentou que quem vive de aluguel não tem oportunidade de adquirir uma residência própria por meio de projetos habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida e a CDHU. O parlamentar parabenizou as prefeituras de Osasco e Sorocaba pela iniciativa de reservarem uma porcentagem de moradias para quem vive de aluguel e informou que o secretário municipal de Habitação de São Paulo também está estudando uma forma de estender esse projeto para a capital.

Reeleição e Brasília

Itamar Borges (PMDB) citou que, no dia 15/5, foi reeleito presidente da Comissão de Atividades Econômicas. Em seguida, o parlamentar abordou a ida de uma comissão de deputados e do presidente da Casa, Samuel Moreira, a Brasília, a fim de discutirem a votação da reforma do ICMS. Comentou que se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o vice- presidente da República, Michel Temer. "Calheiros informou que irá rever a questão e provavelmente o projeto não seja aprovado", falou. (JF)

Isac Reis (PT) falou da Reforma Agrária e criticou o deputado Ramalho da Construção (PSDB). Disse que o parlamentar é sindicalista, mas faz parte de um partido que prioriza o empresário e não o trabalhador. "Estão desvirtuando o movimento sindical", declarou o deputado. (GC)

Rafael Silva (PDT) comparou pensamentos modernos aos antigos. Contou de estudos que mostram que a forma de pensar dos jovens começa a ser consolidada dos 14 aos 16 anos. Citou Freud e Jung para justificar o porquê de a maioridade penal não ser reduzida. "A frustração é uma das mães da violência." (GC)

Jooji Hato (PMDB) mostrou vídeo, gravado em Porto Alegre, que por atitude e incentivo da mãe, uma criança agride um cão violentamente. Exibiu também reportagem do Bom Dia SP, da TV Globo, sobre o uso e a venda de drogas no centro da capital, na rua conhecida como Feira das Drogas. Reforçou a necessidade de ações para diminuir a violência. (GC)

alesp