Da Tribuna


22/05/2013 19:53 | Da Redação

Compartilhar:


Orçamento descentralizado

Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que os debates acerca da LDO 2014 devem remeter à descentralização do Orçamento estadual. Segundo o deputado, esta mudança seria fundamental para que todas as cidades pudessem ter suas necessidades supridas para alcançar o desenvolvimento. (SC)

Educação exemplar

"Copiar o que é certo não é feio", afirmou Welson Gasparini (PSDB) ao defender que o Brasil deve se inspirar em países cuja educação é exemplo. Para o deputado, deve haver uma mudança na área da educação pois há crianças dos 4° e 5° anos que não sabem ler, escrever ou fazer contas. Gasparini elucidou que seria mais fácil se o governo observasse qual país possui o melhor índice de educação e copiar os métodos utilizados por professores e instituições aplicando-os no Brasil. (SC)

Insegurança na educação

Marcos Martins (PT) comentou matéria da revista Carta Capital, que aborda o tema educação com viés no trabalho do professor, o qual vem perdendo o interesse pelo magistério devido ao aumento da violência nas escolas. Segundo dados apresentados pelo parlamentar, São Paulo, o Estado mais rico da federação está em 10° lugar no ranking nacional da educação. Para o deputado, os principais problemas no Estado são: a baixa remuneração, condições precárias de trabalho, estrutura física das escolas deterioradas e a falta de segurança. (SC)

Organismos de segurança

Dilador Borges (PSDB) parabenizou o governador Geraldo Alckmin pelas ações em prol de melhorias na segurança pública, sobretudo para a população de Araçatuba. Segundo o parlamentar, a cidade receberá de novo o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter), que havia sido transferido para São José do Rio Preto. "Não temos os mesmos problemas que a cidade de São Paulo, mas essas ações nos trarão mais segurança", afirmou. (SC)

Policiamento em Mogi

Luiz Carlos Gondim (PPS) discorreu acerca do pronunciamento do coronel Kleber Danúbio Alencar Júnior, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 12, que tratou pela primeira vez do déficit de 125 homens para realizar o policiamento de Mogi da Cruzes e região. O parlamentar parabenizou o coronel e afirmou também estar na luta para que aumente esse contingente. Em seguida, falou sobre o atendimento que é feito pelo 190, e sugeriu uma reformulação para que o atendimento tenha mais eficácia. (JF)

Pacote da segurança

"Se está ruim, vai piorar", afirmou o deputado Olimpio Gomes (PDT), fazendo referência ao novo pacote de medidas proposto pelo governador Geraldo Alckmin para a segurança pública. Discorreu acerca do prêmio que será dado aos policiais que ajudarem a reduzir a criminalidade: Quero ver qual será o critério de avaliação, Olimpio ressaltou ainda que os policiais não têm reajuste salarial desde 1991. (JF)

Blitze de desarmamento

Jooji Hato (PMDB) discordou de alguns pontos abordados por Olimpio Gomes (PDT) e de "massacrarem o governador Geraldo Alckmin". Para Hato, além da medida adotada pelo governo estadual é necessário também que ocorra a blitze de desarmamento em fronteiras, além de uma política de segurança preventiva. Parabenizou o governo estadual pelo plano de segurança e sugeriu que o critério para conceder o abono fosse que cada policial entregasse uma arma recolhida. (JF)

Importância do pacote

Osvaldo Vergínio (PSD) abordou a importância do pacote de segurança anunciado pelo governador Geraldo Alckmin. Citou a falta de escrivães e delegados no quadro do Estado. Comentou que 1.200 vagas de investigadores serão criadas. "Esses servidores como os demais trabalhadores brasileiros deveriam receber bons salários", afirmou. (JF)

Semana da Adoção

Rita Passos (PSD) cumprimentou o presidente da Comissão Especial de Direito à Adoção da OAB-SP, Carlos Berlini, da gerente executiva do Grupo de Apoio à Adoção de São Paulo, Monica Natale, e do juiz da Vara da Infância e Juventude de São Paulo, presentes na Casa. Citou a importância da Semana Estadual da Adoção, realizada pelo terceiro ano. Abordou a relevância da Frente Parlamentar de Adoção. (JF)

Fundação Casa

Orlando Morando (PSDB) criticou o PL 269/13, que altera o Estatuto da Fundação Casa, por permitir que seu presidente seja reconduzido ao cargo inúmeras vezes. Lembra que, atualmente, o estatuto permite apenas uma reeleição. Argumenta que a alternância de poder é fundamental. "Vamos criar um chavismo nas nossas instituições." (GC)

Regime argentino

Adriano Diogo (PT) exibiu entrevista de Miriam Leitão com Aferino Reato, jornalista, sobre o ditador Jorge Videla, presidente durante o regime militar argentino. No vídeo, foram comentados os atos que o argentino cometeu contra a população na época, incluindo crianças. (GC)

Caso do bebê

Telma de Souza (PT) apoiou as palavras de Adriano Diogo. Falou da Comissão de Saúde que preside e destacou a necessidade de investigar o caso da morte do bebê Lucas. Pediu que medidas fossem tomadas e somou forças à deputada Heroilma para resolução do caso, que indignou os moradores do litoral paulista. (GC)

alesp