Da Tribuna


27/05/2013 21:01 | Da Redação

Compartilhar:


Tabaco

Welson Gasparini (PSDB) falou do tabagismo e dos malefícios que ele causa à saúde. O deputado leu reportagem do jornal O Estado de S. Paulo que fala de doenças e mortes decorrentes do uso do cigarro. Gasparini informou que morrem aproximadamente quase 130 mil pessoas ao ano pelo uso de tabaco. "Temos que conscientizar as pessoas para não fumarem." (GA)

Privatização

Luis Claudio Marcolino (PT) comentou o Projeto de Lei 249/2013, encaminhado pelo governo, que visa à privatização do parque estadual Pico do Jaraguá. O deputado ressaltou que a população que mora na região do parque não pode ficar sem essa área de lazer. Marcolino criticou o governo do Estado por privatizar órgãos públicos. "É um absurdo vender o parque. Vamos fazer uma grande campanha para que isso não ocorra." (GA)

Barulho

Para Jooji Hato (PMDB), o ser humano busca sempre qualidade de vida, e isso inclui tranquilidade na hora de dormir. O deputado falou de seu projeto de lei que visa à proibição de som em veículos automotivos, vetado pelo governo do Estado. "Os governantes são insensíveis por vetarem um projeto de lei que tem importância para a qualidade de vida da população". (GA)

Multas e radar

Osvaldo Vergínio (PSD) discorreu acerca das multas que estão sendo aplicadas, de acordo com o parlamentar, sem a devida constatação. "É um abuso multar as pessoas dessa forma", disse o deputado. Relatou as dificuldades para se obter uma carteira de habilitação e a facilidade para perdê-la. O parlamentar completou falando dos radares escondidos nas marginais: "Não sou contra o radar, só acho que não deveriam funcionar 24h." (JF)

Previdência social

Enio Tatto (PT) relatou sua participação na inauguração de um posto da Previdência Social na zona sul de São Paulo. "Agora a região conta com seis pontos de atendimento", afirmou. Discorreu acerca das reclamações e demora no atendimento da Previdência que ocorria há 15 anos: "Atualmente, com o serviço descentralizado, não temos mais esse tipo de problema", comparou. De acordo com Tatto, graças às mudanças e investimentos, uma pessoa que estiver com a documentação em ordem resolve as questões de aposentadoria em até 15 minutos. (JF)

Transporte escolar

Luiz Claudio Marcolino (PT) falou da reclamação acerca do transporte escolar feita por mães de alunos de Mogi da Cruzes, Guarulhos, Suzano, Santo André e Poá. De acordo com o deputado, existe um contrato entre a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e a empresa de transportes escolares, que deveria fornecer o serviço a esses estudantes. "Existe denúncias de que o transporte não está acontecendo e que o dinheiro não está sendo repassado para os motoristas", falou. O deputado afirmou também que os sindicatos dos trabalhadores já fizeram representações, mas até o momento nada foi resolvido. (JF)

alesp