Escolas públicas podem ter aulas de música


29/05/2013 15:15 | Da assessoria do deputado Jorge Caruso

Compartilhar:


Jorge Caruso (PMDB) é autor da proposta que solicitou ao governador do Estado a realização de estudos para a inclusão de música como atividade curricular obrigatória nas escolas públicas de ensino fundamental do Estado, mediante a realização de um projeto cultural sócio-educativo.

O objetivo da proposta é dar oportunidade às crianças e adolescentes de participar de sua comunidade, expressando-se musicalmente, além de possibilitar que escolas utilizem esse importante instrumento para formar cidadãos com melhor qualidade de vida.

Segundo Caruso, "trata-se de um processo de educação musical que envolve construção do conhecimento, desenvolvimento de sensibilidade musical, concentração, coordenação motora, sociabilidade, acuidade auditiva, respeito, destreza de raciocínio, disciplina pessoal, equilíbrio emocional, além de inúmeros outros atributos que colaboram na formação integral do indivíduo".

Vários estudos comprovam a importância da música para o desenvolvimento das habilidades, como forma de expressão, especialmente para as crianças em fase de desenvolvimento e aprendizado e como uma oportunidade para os adolescentes.

"Os ganhos que a prática musical proporciona são incorporados à formação cultural e moral dos indivíduos, permanecendo valiosos ao longo da vida", finalizou o deputado.

jcaruso@al.sp.gov.br

alesp