Líder do PT comenta Operação Fratelli em entrevista


29/05/2013 16:30 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:


Em entrevista à Rede Brasil Atual (RBA), publicada em 27/5, Luiz Claudio Marcolino (PT) falou sobre a chamada "Máfia do Asfalto", um esquema de fraudes em obras públicas, envolvendo prefeituras e parlamentares paulistas.

Segundo o deputado, o esquema, que veio à tona no começo de abril, com o desfecho da Operação Fratelli do Ministério Público e da Polícia Federal, foi ignorado em 2010 pelo governo e por sua base de apoio na Assembleia Legislativa. "As suspeitas não são novas e há três anos o PT tentou emplacar uma CPI para investigá-las", disse o líder do PT na Assembleia.

Conforme Marcolino, o partido já havia detectado que boa parte das obras era irregular e pediu à época a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso, mas apenas 30 deputados da oposição ao governo assinaram a proposta.

O deputado observou que nomes conhecidos da época voltam a aparecer no desfecho da investigação, como Delson Amador José, que era então superintendente do DER e Olívio Scamatti, apontado pela PF e pelo MPF como chefe do esquema.

Conforme informou Marcolino, a bancada petista voltou a coletar assinaturas para uma CPI sobre o tema. Ele torce para que esse pedido seja protocolado na Mesa Diretora da Assembleia. Para isso, são necessárias 32 assinaturas. "Se a apuração tivesse sido feita em 2010, talvez os responsáveis estivessem presos e o dinheiro devolvido aos cofres públicos", lamentou o deputado.



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp