Ampliação do prazo de pagamento do IPVA


29/05/2013 18:10 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:


O 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia, Edmir Chedid (DEM), solicitou ao Poder Executivo, por meio da Indicação 1.752/2013, a realização de estudos complementares referentes à viabilidade de ampliação do número total das parcelas ao contribuinte para o pagamento do IPVA.

Segundo o parlamentar, a atual carga tributária suportada pelos cidadãos é elevada, consumindo 44% do rendimento bruto dos contribuintes. "Esse gasto com o pagamento de tributos é sentido com maior intensidade em todo o início de ano, quando os cidadãos são obrigados a arcar com despesas extras e a pagar de uma só vez ou em parcelas reduzidas a maioria dos tributos", comentou.

A dificuldade da quitação integral do IPVA se revela nos altos índices de inadimplência. Atualmente, o imposto só pode ser parcelado em no máximo quatro vezes, fato que dificulta a situação do contribuinte. "Os valores das parcelas são muito elevados e impossibilitam ao contribuinte o pagamento do imposto, que é parcelado em quatro vezes", disse.

Edmir Chedid entende que à semelhança do que ocorre com o IPTU, que pode ser pago em até 10 parcelas, o IPVA também deveria ser parcelado anualmente entre fevereiro e novembro, de maneira a distribuir melhor as despesas, reduzindo os valores a serem pagos mensalmente para facilitar a sua quitação pelos contribuintes.

echedid@al.sp.gov.br

alesp