Da Tribuna


04/06/2013 20:03 | Da Redação

Compartilhar:


Condolências

Osvaldo Verginio (PSD) comentou o falecimento da esposa do deputado Celso Giglio (PSDB). "Osasco perde com a falta de Glória Giglio, que desenvolvia trabalho social junto à população carente de Osasco." O parlamentar prestou condolências à família do deputado Celso Giglio (PSDB) e falou dos perigos que as estradas oferecem no período noturno. (GA)

Prostituição e medidas

Olimpio Gomes (PDT) exibiu matéria do jornal Folha de S. Paulo, com título Campanha federal diz: sou feliz sendo prostituta. Diz não ter preconceito e ser favorável ao registro profissional dessas cidadãs, para que sejam reconhecidas as questões previdenciárias e de saúde. Considerou absurda a reportagem e pediu uma reflexão sobre o que está sendo feito com o dinheiro público. (ementário)

Garupa de moto

Jooji Hato (PMDB) falou da morte do funcionário do colégio Sion, de Higienópolis, no dia 3/6. O deputado afirma que se o projeto de lei de sua autoria, que visa à proibição de garupas de motos, não fosse vetado pelo governo do Estado, "poderíamos ter evitado esta morte." Hato ainda exibiu vídeo do Bom Dia São Paulo, que mostra exatamente a ação dos bandidos. (GA)

Segurança pública

Marcos Martins (PT) disse que a maioria dos assuntos noticiados pela mídia televisiva trata de violência. Criticou o governo paulista por não ter uma política de segurança pública. "A população cada vez mais tem a sensação de insegurança". O deputado ressaltou que o governo tem que investir no combate à violência e não só construir presídios. "Se continuar assim, teremos apenas presídios espalhados por todas as cidades". (GA)

Jovens

Osvaldo Vergínio (PSD) mostrou solidariedade a Jooji Hato (PMDB) e discorreu a respeito da lei que proíbe som alto em veículos na cidade de Osasco. O parlamentar falou da importância de criar centros de eventos para os jovens. "Temos que criar alternativas para eles". Osvaldo citou os problemas que ocorrem com as adolescentes, como a gravidez precoce. (GA)

CLT

Ramalho da Construção (PSDB) comentou que, no dia 3/6, comemorou-se 70 anos que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) foi promulgada pelo ex-presidente Getúlio Vargas. Em seguida, o parlamentar informou que, no próximo dia 6/6, estará presente no Senado, em defesa de um projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT), que defende a aposentadoria especial para trabalhadores da construção civil. (GA)

Latrocínios

Olimpio Gomes (PDT) citou manchetes de vários casos de violência no Estado. "Dados de latrocínios apontam que 20% dos mortos são policiais e que os bens roubados são suas armas.". De acordo com Olimpio, a maior preocupação da população se refere à segurança. Lembrou a manifestação de policiais que ocorrerá, no dia 11/6, no vão livre do Masp, por melhores condições salariais. (JF)

Programa habitacional

Osvaldo Vergínio (PSD) falou dos programas sociais voltados à moradia, como o Minha Casa Minha Vida. De acordo com o deputado, as únicas pessoas que têm direito a esse benefício são invasores de terras. "Pessoas que vivem de aluguel também deveriam ter direito ao programa", afirmou. (JF)

Baixada Santista

Luciano Batista (PSB) falou da mobilidade urbana na Baixada Santista e disse ser favorável à decisão da prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, que determinou horários para o funcionamento dos pátios reguladores de fluxo de caminhões. "Ela tem razão em ter tomado essa decisão, já que há muito tempo ela vem tentando dialogar para achar uma solução", afirmou o parlamentar. Para o deputado, falta comunicação entre empresários e governos estadual e federal, para resolver a situação. (JF)

Afif Domingos

Alencar Santana (PT) discorreu acerca da possível cassação do vice-governador Afif Domingos: "o que estão tentando fazer com ele é um golpe". De acordo com Alencar, Aloysio Nunes, líder do PSDB no Senado, é contrário a essa cassação. "Aloysio Nunes disse que esse tipo de procedimento ocorria apenas na época da ditadura". Para o deputado, a cassação tem que ser por vontade do povo e não por decisão da Assembleia. (JF)

Maioridade penal

Rafael Silva (PDT) concordou com a colocação de Alencar Santana. Em seguida, abordou as discussões em torno da diminuição da maioridade penal: "a cabeça do indivíduo é voltada para a criminalidade, ao invés de diminuir a maioridade penal, temos que mostrar que ele é imputável". (JF)

Tolerância zero

"Todos nós temos o sonho de morar em lugares tranquilos", afirmou Jooji Hato (PMDB), fazendo referência à violência que vem ceifando a vida de jovens. Refletiu acerca do "exemplo do ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, que aplicou a tolerância zero na cidade". De acordo com Hato, o prefeito Fernando Haddad, após ter sancionado a lei de controle da sonoridade, está seguindo os passos de Giuliani: "agora só falta aplicar a tolerância zero". (JF)

alesp