Criação de Delegacia da Mulher em 75 cidades paulistas


05/06/2013 10:28 | Da assessoria da deputada Vanessa Damo

Compartilhar:


Vanessa Damo (PMDB) apresentou, no dia 29/5, o Projeto de Lei 343/2013, que visa à criação de Delegacias de Defesa da Mulher em todos os municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes. São Paulo conta com 75 cidades que se enquadram nessa condição.

Embora a Lei Maria da Penha esteja em vigor desde 2006, o número de agressões contra mulheres tem crescido. Levantamento do Ministério Público Estadual, com base nos boletins de ocorrência registrados em delegacias, hospitais e pronto-socorros de todo o Estado mostram que, entre 2011 e 2012, os casos de violência contra a mulher tiveram uma elevação de 40%. Já estatísticas da Secretaria de Segurança Pública revelam que só no mês de março de 2013 foram 12.186 casos, em todo o Estado, de lesão corporal, estupro e homicídio. "Sou defensora das mulheres e precisamos de instrumentos para dar voz a elas contra as agressões e abusos sofridos, proporcionando dignidade e proteção", ressaltou Vanessa. As DDMs atendem ainda casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes. "Ou seja, é algo que envolve uma causa muito maior", acrescentou a parlamentar.

Em reunião na Secretaria Estadual da Segurança Pública, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Luiz Maurício Souza Blazeck, deu apoio à deputada, ao ter conhecimento do projeto de lei. "É uma bela bandeira que ela carrega em defesa das mulheres. Tenha-nos como parceiro dessa iniciativa", destacou.

vdamo@al.sp.gov.br

alesp