Secretário da Educação presta contas em reunião de comissão


03/06/2013 15:51 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


Reunião extraordinária realizada no dia 29/5 pela Comissão de Educação e Cultura, presidida por João Paulo Rillo (PT), recebeu o secretário estadual de Educação Herman Voorwald para prestação de contas da gestão e diálogo com representantes de categorias da educação.

Com mais de 300 participantes, a reunião teve momentos tensos. O secretário chegou a ameaçar abandonar o encontro ao responder ao representante da Apeoesp, contrariado com as manifestações do público. Para garantir o debate e a participação democrática, Rillo conduziu o evento intervindo para assegurar a palavra tanto do representante do governo estadual quanto dos representantes das entidades. "É um exercício intenso de prática democrática", avaliou o deputado.

Hermam, inicialmente, apresentou a prestação de contas, destacando as iniciativas dentro do programa Compromisso de São Paulo, construído, segundo o secretário, para contemplar "a totalidade das considerações feitas pelos servidores da Educação". O programa é dividido em cinco pilares: capital humano; gestão pedagógica; educação integral; mecanismos organizacionais; e mobilização e engajamento.

As perguntas dos deputados integrantes da comissão e dos representantes das diversas categorias presentes se sucederam alternadamente. O secretário foi questionado sobre o fechamento de escola em Santos, a existência de 70 escolas de lata no Estado, o assédio moral a funcionários em Catanduva, carreira e aposentadoria, professores da categoria "O" e a recente greve. Estavam presentes representantes da Apampesp, CPP, Apeoesp, Conlutas, Cut, SPPrev, Conselho da Educação, Afuse, CNTE, entre várias outras.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp