Da Tribuna


05/06/2013 19:11 | Da Redação

Compartilhar:


Remédios sem imposto

Welson Gasparini (PSDB) informou que, como membro da Frente Parlamentar para Desoneração dos Impostos sobre Remédios, tem a obrigação de solicitar ao governador Geraldo Alckmin e a presidente Dilma Rousseff, que retirem os impostos estaduais e federais sobre os medicamentos, pois juntos somam 36% do valor total. Segundo o parlamentar, os atendentes de farmácias o informaram que muitas pessoas não compram todos os medicamentos da receita devido ao valor elevado. "A Constituição define que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Então que se cumpra a Constituição, zerando os impostos sobre os medicamentos." (SC)



Dia do Meio Ambiente

Orlando Bolçone (PSB) informou que nesta quarta-feira, 5/6, Dia do Meio Ambiente, a população do Noroeste de São Paulo deve comemorar, pois está em processo final a criação da Floresta do Noroeste Paulista. O projeto teve início com a desativação de um presídio próximo a uma área de 1 milhão de m² de floresta preservada, num total de 4 milhões de m² de parque. Segundo o deputado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugere que cada habitante tenha 8 m² de área verde, com essa expansão do parque, serão 12 m² no Noroeste paulista. (SC)



Greve 1

Olímpio Gomes (PDT) lembrou que agentes da saúde dormiram nas dependências da Assembleia para serem ouvidos pelas autoridades, quanto a reivindicações de aumento de salário e por melhores condições de trabalho. Segundo Olímpio, o governo não trata com dignidade nenhum servidor público, tanto que manteve as portas fechadas para qualquer tipo de negociação. "O governador declarou, em entrevista à tevê, que concedeu reajuste de 40%. Isso é verdade: 19 trabalhadores foram beneficiados, pois recebiam cerca de R$ 80 por mês." O parlamentar informou ainda que os profissionais da saúde, em greve há 36 dias, recebem R$ 8 de vale-refeição. "Nós deputados devemos nos unir em prol dessa causa." (SC)



Greve 2

Luis Carlos Gondim (PPS) parabenizou os grevistas da saúde por reivindicarem reajuste salarial e melhores condições de trabalho. O deputado afirmou que o salário do servidor da Saúde é muito baixo. Gondim discorreu a respeito da crise nas santas casas e nos hospitais públicos. "O governo tem que abrir os olhos e investir nos hospitais públicos, além de dar condições de trabalho para os servidores". O parlamentar fez um apelo aos grevistas para que não parem o atendimento emergencial. (GA)



Greve 3

Jooji Hato (PMDB) cumprimentou os grevistas, por reivindicarem reajuste salarial e lembrou pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo, que indica a precariedade de atendimento e falta de funcionários em vários hospitais de São Paulo. "Não há estímulos para trabalhar. É lamentável a situação dos hospitais". (GA)



Educação

Carlos Giannazi (PSOL) parabenizou a organização sindical dos servidores da saúde e falou das greves, no mês passado, dos servidores da educação das redes estadual e municipal. Lembrou portaria publicada no Diário Oficial de 5/6, que descumpre acordo com os professores de reposição de aulas. "Os professores organizam o cronograma de reposição de aulas e o governo não pode interferir. Esta portaria é um absurdo e fere os direitos dos professores". (GA)



Saúde e CPTM

Luis Moura (PT) comentou greve dos servidores da saúde e falou da crise no hospital geral de Guaianazes. Segundo o deputado, quatro médicos pediram demissão por não terem condições de atendimento e de trabalho. Moura também criticou a CPTM, por não fazer a ampliação da estação de trem de Guainazes. "A estação não atende a demanda. É preciso fazer a ampliação urgente". (GA)



Saúde e cassação

"Só se fala em saúde nos períodos eleitorais", falou o deputado Pedro Tobias (PSDB) acerca da falta de investimento e preocupação de políticos com o tema. Em seguida, o deputado parabenizou Carlos Giannazi (PSOL), pela iniciativa de solicitar a cassação do vice-governador Afif Domingos. "A Assembleia não pode ser omissa quanto ao que está acontecendo", afirmou o parlamentar. (JF)

alesp