Aprovado PL do teste do coraçãozinho


06/06/2013 16:20 | Da assessoria do deputado Jorge Caruso

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa aprovou em 4/6, o Projeto de Lei 1080/2011, de iniciativa do deputado Jorge Caruso (PMDB), que obriga a realização do teste do coraçãozinho em recém-nascidos nos berçários das maternidades de São Paulo. O exame, oximetria de pulso nos recém-nascidos, é simples e indolor e é realizado nos membros superiores e inferiores dos bebês após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar e mede os níveis de oxigênio no sangue para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança.

"O custo do teste do coraçãozinho é muito baixo, mas os benefícios são extremamente importantes para detectar doenças cardíacas e salvar muitas vidas. Sendo detectada alteração na oximetria, a investigação de problema cardiológico é aprofundada" disse Caruso. De acordo com a Associação de Assistência à Criança Cardiopata " Pequenos Corações, nascem no Brasil aproximadamente 23 mil crianças com problemas cardíacos por ano.

"O objetivo da lei é reduzir drasticamente a mortalidade decorrente das cardiopatias congênitas tornando obrigatório o teste do coraçãozinho. Fico muito satisfeito com o acolhimento da proposta pelos nossos pares na Assembleia Legislativa, em especial, no mês de junho em que se comemora, no próximo dia 12, o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita", justificou Jorge Caruso.

jcaruso@al.sp.gov.br

alesp