Deputada questiona Estado sobre hospital em Bauru


07/06/2013 09:54 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:


Presidente da Comissão de Saúde, a deputada Telma de Souza (PT) apresentou requerimento ao governo do Estado em que questiona o possível desmonte da equipe especializada que atende pacientes e familiares do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP). Também conhecido como Centrinho, o hospital, localizado em Bauru, é referência no setor para a América do Sul.

Procurada pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP, a deputada recebeu informações de que o corpo de funcionários especializados do Centrinho, contratados pela Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais (Funcraf), está sendo gradativamente substituído por pessoas contratadas diretamente pela USP. Isso poderia comprometer a qualidade do atendimento e, ainda, a relação de afetividade entre os profissionais, pacientes (grande parte deles crianças) e seus familiares.

A Funcraf atua no local há 27 anos, com 247 funcionários, por meio de convênio firmado com a USP, interrompido em dezembro de 2012. O rompimento é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a universidade e o Ministério Público.

O motivo foi uma interpretação da Promotoria Pública, que se posicionou contra a terceirização de serviços no hospital, em que pesem outros convênios com diversas fundações permanecerem em vigência. "A questão é não a substituição em si, mas as consequências dela", destacou Telma.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp