Proteção para estetoscópios

Medida visa evitar contaminação do instrumento
07/06/2013 16:25 | Da Redação

Compartilhar:

.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126280.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2013/fg126238.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi aprovado, em sessão extraordinária realizada no dia 5/6, o Projeto de Lei 689/2012, de autoria do deputado Celino Cardoso (PSDB). A propositura determina a obrigatoriedade do uso de protetor para estetoscópios por profissionais da área de saúde em todo Estado de São Paulo.

O protetor deve ser feito de material que evite a passagem de sangue, líquidos, bactérias ou qualquer outro agente contaminante. Segundo o parlamentar, estudos e pesquisas realizados por diversas faculdades do país, demonstram que os estetoscópios utilizados por médicos e enfermeiros são transmissores de bactérias que podem disseminar a infecção hospitalar.

Na justificativa do PL, Cardoso cita pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), que constatou que numa amostra de 70 estetoscópios analisados, 98,6% possuíam ao menos uma espécie de bactéria. Ainda segundo o parlamentar, "este medida visa também à proteção dos profissionais da área de saúde, que passam grande parte do dia em contato com esses contaminantes".

Após a aprovação pelo plenário, o Projeto de Lei 689/2012 segue para sanção do governador.

alesp