Opinião - Um fenômeno chamado esporte

Um evento esportivo é um acontecimento capaz de mobilizar mais de dois bilhões de ouvintes e telespectadores no planeta
10/06/2013 18:07 | Enio Tatto*

Compartilhar:


O esporte é um fenômeno que chama a atenção dos indivíduos no universo da sociedade contemporânea. É inegável que o esporte faz parte do conjunto de conhecimentos e ações acumulados e socialmente valorizados que formam um patrimônio da humanidade.

Um evento esportivo é um acontecimento capaz de mobilizar mais de dois bilhões de ouvintes e telespectadores no planeta. Através de meios formais ou informais em algum momento na vida do ser humano haverá contato com o esporte ou o meio esportivo, de forma direta ou indireta, seja o fenômeno esportivo ou o espetáculo.

Na sociedade contemporânea o esporte não é somente um fim em si mesmo e se apresenta como um recurso indispensável para alicerçar políticas públicas voltadas para a educação, à saúde, à cultura, ao meio ambiente, à segurança pública e ao turismo.

No entanto, os imensuráveis benefícios que o esporte e a atividade física podem propiciar ao indivíduo de nada valem, se não houver políticas públicas voltadas para a qualidade de vida do ser humano.

A falta de atitude diante dos benefícios da atividade esportiva em relação à saúde se deve mais ao fato do indivíduo não ter sido suficientemente informado do ponto de vista cultural e de não ter a sensibilidade necessária para compreender a importância da manutenção da saúde, como forma de poder desfrutar melhor a vida.

As pessoas podem viver, sim, sem atividade física e esportiva suficiente, assim como podem viver sem alimentação apropriada, sem repouso adequado, sem higiene, sem cuidados médicos e odontológicos satisfatórios e até sem educação. Mas poderiam viver muito melhor se sua cultura e sabedoria incorporassem à compreensão desse tributo indispensável para a boa saúde, em qualquer idade, que é a prática da atividade sistemática física e esportiva.

Nesse sentido, apresentei um Projeto de Resolução na Assembléia Legislativa, que resultou na Resolução 882, de 29 de março de 2012, integrando o Seminário "Esporte, Atividade Física e Saúde" no calendário do Parlamento, que este ano será realizado nos dias 17, 18, 19 e 20 de junho de 2013.

Com esse Seminário pretendemos suprir uma lacuna na sociedade, que é a conscientização das pessoas em relação aos benefícios que o esporte e a atividade física podem propiciar à qualidade de vida e longevidade de cada cidadão.

O Seminário é destinado a professores e alunos de educação física, agentes da saúde, secretários municipais de esporte, gestores do esporte, médicos, fisioterapeutas e esportistas em geral.

O objetivo é oferecer conhecimentos inovadores nas áreas do esporte, da atividade física e da saúde, voltados para a elaboração de políticas públicas e capacitação de profissionais formadores de opinião, assim como especialização nos respectivos setores.

Esperamos contribuir para com o engrandecimento do esporte e para o exercício pleno de cidadania da comunidade esportiva e da saúde.

*Enio Tatto é deputado estadual (PT) e 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

alesp