1º secretário pede reforma em postos de saúde de Iporanga


18/06/2013 16:56 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:


O 1º secretario da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), encaminhou pedido de recursos ao governo do Estado para a reforma de postinhos de saúde das comunidades quilombolas e da zona rural do município de Iporanga, no Vale do Ribeira.

Enio Tatto atende pedido da 1ª secretária da Câmara Municipal de Iporanga, vereadora Maria Lucia Silva Cardoso (DEM), do vice-presidente, vereador Aparecido Urselino da Mota (PMDB), e dos vereadores Adilson Rodrigues da Silva (PPS) e Dillan Mendes da Silva (PPS). Os quatro vereadores estiveram pessoalmente no gabinete do 1º secretário para fazer o pedido.

"O Estado tem responsabilidade de promover o acesso à saúde digna para todos. Este é um direito universal de todos os brasileiros, segundo a nossa Constituição. Espero, portanto, que o governo atenda ao nosso pedido o mais rápido possível porque a situação dos postinhos, conforme relatada, é muito precária", diz Enio Tatto.

Os postinhos de saúde, segundo os vereadores, estão em péssimas condições de uso e trabalho, situação que vai contra os direitos de cidadania de quilombolas e de quem vive no meio rural.

"O povo afrodescendente possui a história marcada por sangue, escravidão e luta, desde a colonização do Brasil até os dias de hoje. O acesso a um sistema de saúde de qualidade vem ao encontro do estado democrático de direito", escreveram eles em ofício entregue ao 1º secretário.

Os vereadores afirmam também que o município, por ser extremamente carente, não tem recursos para a reforma dos postinhos de saúde, que se faz urgente e necessária. Evitará que os moradores do Quilombo Porto Velho e do Quilombo Praia Grande tenham que se deslocar até a cidade, em viagens de até duas horas, para terem atendimento médico adequado.

alesp