Frente Parlamentar em Defesa do SUAS


19/06/2013 16:04 | Da assessoria do deputado Carlão Pignatari

Compartilhar:


O deputado Carlão Pignatari (PSDB) foi convidado a integrar a Frente Parlamentar Estadual em Defesa do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), na Assembleia Legislativa. Instalada em abril último, a Frente é composta por deputados estaduais, assistentes sociais, psicólogos e pessoas envolvidas com as melhorias das políticas públicas.

O SUAS é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Criado em 2005, sob os mesmos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), o SUAS é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O poder público e a sociedade civil participam diretamente da organização, por meio de gestão compartilhada.

"O Estado tem por obrigação gerir a assistência social, adequando os modelos de gestão e cofinanciamentos propostos pelo SUAS e oferecer o que há de melhor para a sociedade, neste caso representada pelas entidades assistenciais que prestam atendimento a crianças, adolescentes e idosos", destaca o deputado Carlão Pignatari.

O SUAS organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o deputado Carlão Pignatari, "o SUAS vai acabar com o estigma de filantropia do Serviço Social e inserir a profissão nas políticas públicas. E a função da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do SUAS será a de organizar os agentes públicos, no sentido de articular junto ao governo do Estado a total implantação do sistema", encerra.

carlaopignatari@al.sp.gov.br

alesp