Questão dos chacareiros de Mogi vai ao Incra


19/06/2013 18:53 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:


O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) foi recebido em 18/6 pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, para tratar sobre a questão dos chacareiros de Mogi das Cruzes. O parlamentar viajou à capital federal para verificar como está o processo de desapropriação da área e imissão na posse da Fazenda Santo Ângelo de Jundiapeba aos produtores.

Durante a reunião, o presidente do Incra marcou uma reunião decisiva com os advogados dos chacareiros e também da empresa Itaquareia no próximo dia 26/6, às 14h, para fechar detalhes para uma possível compra da área e destinação da reforma agrária. "O presidente quer verificar algumas questões documentais, para mais rápido possível fazer o pagamento pela área e depois destinar aos produtores", ressaltou.

O deputado Gondim comentou com o Carlos Guedes que, recentemente a empresa levou para Jundiapeba caminhões e máquinas o que gerou uma manifestação por parte dos chacareiros temendo por uma possível reintegração de posse da área o que agravou a tensão na região. Além disso, o parlamentar mogiano levou toda documentação, inclusive, fotos aéreas da produção de hortaliças e temperos no local.

Além da terra definitiva, o presidente do Incra adiantou ao deputado Gondim que os produtores rurais receberão toda infraestrutura necessária como acesso a internet, recursos financeiros através do programa Minha Casa, Minha Vida rural para que possam construir moradias novas, incentivos para comercializarem seus produtos, entre outros.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp