Da Tribuna


21/06/2013 19:47 | Da Redação

Compartilhar:


Abraço

Luiz Claudio Marcolino (PT) convidou a todos para participar, em 23/6, às 10h, do abraço da população ao Pico do Jaraguá. A medida é um protesto contra a aprovação do Projeto de lei 249/2013, do Executivo, que concede o uso remunerado, pelo prazo de até 30 anos, dos parques estaduais de Campos do Jordão, Cantareira e Jaraguá. (LP)

RMRP

Welson Gasparini (PSDB) pediu que o governador crie a Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Gasparini citou necessidades e apelos de representantes da região e acrescentou que a cidade dispõe de cinco shoppings, o que demonstra seu potencial econômico. (LP)

Fiscalização

"No serviço policial, nunca passamos vergonha igual", disse o deputado Olimpio Gomes (PDT) ao falar sobre a participação das polícias nas manifestações. Gomes citou que participam das passeatas alguns "condenados que estão foragidos". O deputado lembrou que no mês de julho haverá aumento nas 280 praças de pedágio no Estado. "Acho que devemos instalar a CPI do Pedágio", defendeu. (LP)

Democrática e pacífica

Para Carlos Giannazi (PSOL) a população perdeu a crença nos partidos políticos. "Por isso devemos pensar na reforma política e em novas formas de representação." Giannazi, que participou de todas as manifestações, ratificou o momento democrático e pacífico. "A imprensa deu mais ênfase aos aspectos negativos das manifestações." O deputado, que é contrário à PEC 1/2013 (que limita o papel do Ministério Público nos processos de investigação de autoridades), considera inconcebível a Assembleia promover debates da proposta. (LP)

Mudanças

Jooji Hato (PMDB) falou sobre as várias formas de violência social, como o assédio que as mulheres sofrem nas conduções, o abuso do álcool e das drogas pelos jovens "que acabam perdendo o controle", a falta de vagas nos hospitais e a ausência de fiscalização no combate ao desarmamento. O parlamentar defendeu a aprovação dos projetos de lei 321 e 322, ambos de 2011, e referentes ao combate do uso de armas de fogo. Hato ainda falou sobre as manifestações dos últimos dias: "O gigante acordou, e daqui para frente vai ser diferente". (LP)

O que muda?

O deputado Osvaldo Vergínio (PSD) questionou o que acontecerá no Brasil pós-manifestações. "Será que os preços nos supermercados e a taxa de juros serão reduzidos? Queremos que a população tenha seus direitos garantidos, tanto que, em Osasco, os Hospitais Regional e Central prestam ótimos serviços à população."

Medidas urgentes

Para Ramalho da Construção (PSDB) o governo federal deve apresentar medidas urgentes à nação que, insatisfeita, foi às ruas. "O povo deve continuar protestando. Espero que os governos, de todas as esferas, encontrem soluções para os nossos problemas." Ramalho ainda defendeu a penalização dos manifestantes que depredaram o patrimônio público.

Ética

"Parece que será encaminhada à Assembleia Legislativa e ao Ministério Público decisão da Comissão Geral de Ética de São Paulo apontando como infração grave o fato de o vice-governador, Guilherme Afif Domingos, ocupar também o cargo de ministro da Micro e Pequena Empresa", disse Carlos Giannazi, autor de duas representações, uma junto ao MP e outra à Mesa Diretora da Assembleia sobre o assunto. (LP)

alesp