Opinião - Fertilizantes da Petrobrás em Ribeirão Preto


24/06/2013 11:15 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Conforme afirmei em recente pronunciamento na tribuna da Assembléia Legislativa não é feio copiar o que é certo e nem errado seguir os bons exemplos. Acho louvável, portanto, o movimento encetado pelos mineiros em favor da implantação de uma planta de amônia na cidade de Uberaba, inclusive com a prefeitura daquela cidade disponibilizando área para a instalação de uma Unidade de Fertilizantes Hidrogenados. Por que, indago, São Paulo não pode fazer o mesmo? Encetarmos um movimento paulista, a exemplo do mineiro, em favor dos investimentos da Petrobrás em Ribeirão Preto que, além de apresentar inequívocas vantagens logísticas, ainda tem um perfil regional agrícola mais acentuado?

É hora, mais uma vez, de Ribeirão Preto unir suas forças políticas, a exemplo do que está fazendo em relação à implantação da região metropolitana e fez, no passado, quando da instalação do fórum regional Trabalhista, em torno de mais essa bandeira.

Como a Petrobrás, segundo sua assessoria de imprensa, estuda a implantação dessa Unidade de Fertilizantes Nitrogenados V (UFN), constante do plano de negócios da empresa no período 2013-2017, Ribeirão Preto deve explicitar sua vontade de forma muito clara. Uma unidade industrial desse porte, conforme afirmou em entrevista ao jornal "A Cidade", de Ribeirão Preto, o economista Rudinei Toneto Junior, professor da FEA-RP/USP, é muito importante porque gera empregos, renda e ainda atrai outros tipos de investimentos. A Petrobrás, além do mais, é uma das empresas estatais de maior expansão do país e a produção interna de fertilizantes é promissora devido à grande demanda nacional e o fato da produção interna ser deficitária.

Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, escolhida para implantar a UFN III, vive um momento excepcional, pois lá o investimento total é de US$ 2,5 bilhões e, no auge da obra, 10 mil homens foram contratados; com a fábrica pronta " e a inauguração está prevista para setembro de 2014 " 505 empregos permanentes diretos serão criados ao lado de 16200 indiretos. A capacidade de produção dessa unidade será de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil toneladas de amônia que trará, como consequência, a instalação de pelo menos 10 indústrias ao redor da UFN para fazer a mistura e produzir fertilizantes.

Ribeirão Preto, portanto, tem tudo para sediar essa fábrica da Petrobrás, atraindo outras empresas fornecedoras de serviços e formando um polo regional que já terá a vantagem de estar inserido num mercado necessitado desse tipo de produto e de alto poder aquisitivo.

Meu apelo é para que se unam, em torno desse benefício não apenas para Ribeirão Preto, mas, também, para São Paulo, o nosso governador Geraldo Alckmin, os nossos três senadores, a nossa bancada federal, prefeitos, deputados estaduais e vereadores, deixando de lado questões políticas ou ideológicas. O interesse público, no caso, deve prevalecer. Nossa chance depende, acredito, da nossa capacidade de demonstrarmos as vantagens do Estado de São Paulo e de Ribeirão Preto em sediar essa Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobrás.

Além do mais, e isto vale como um argumento adicional, o gasoduto da Petrobrás, antes de chegar ao Triângulo Mineiro, passa por Ribeirão Preto.

* Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp