Da Tribuna


24/06/2013 19:20 | Da Redação

Compartilhar:


Reajuste desnecessário

Olimpio Gomes (PDT) informou que o governador Geraldo Alckmin anunciou a suspensão do reajuste do valor dos pedágios. Gomes disse que, se por um lado, foi uma atitude sensata, por outro, não havia necessidade de reajuste. Diante disto, o parlamentar denunciou o aumento excessivo no número de praças de pedágio nos últimos anos e defendeu a criação de uma CPI para apurar isso. Ao final, Olimpio convidou para a assembleia geral da PM, no Sindicato dos Metalúrgicos, na Liberdade, no dia 4/7, às 10h, em prol de melhoras para a categoria. (SC)

Busca solidária

Jooji Hato (PMDB) demonstrou seu apoio e preocupação com a situação dos animais em geral. Contou que sua esposa adotou um cãozinho de uma família humilde de Itaquera, o qual tinha sérios problemas de saúde. No entanto, o animal fugiu durante todo o final de semana até que foi encontrado por uma senhora da Vila Clementino que informou sua localização ao deputado. O parlamentar agradeceu a todos que ajudaram na busca do animal. (SC)

Pressão popular

Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que as manifestações já deram resultado, como a redução no valor da passagem. Segundo o parlamentar, o governador anunciou a suspensão do reajuste do valor dos pedágios, "por medo das mobilizações populares". Ainda segundo Giannazi, seu gabinete tem recebido diversas denuncias contra a Secretaria da Educação, por obrigar os professores em greve a repor no recesso escolar as aulas perdidas. "Apelo ao secretário da Educação e ao prefeito que não punam quem fez greve em prol de melhorias", finalizou. (SC)

Abraço contra a privatização

Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que neste domingo, 23/6, cerca de 5 mil pessoas se reuniram no Pico do Jaraguá em um abraço simbólico contra a privatização dos principais parques estaduais. Segundo o parlamentar, o abraço mostrou que a população é "contra esse absurdo, que é o governo estadual vender o que resta do patrimônio público, demonstrando assim um desmonte completo do Estado". Ainda segundo o deputado, atualmente a população não paga nada para visitar o parque, o que poderá custar R$ 60 por pessoa após a privatização. (SC)

Reajuste do pedágio

Marcos Martins (PT) apoiou o deputado Marcolino e afirmou ter ficado impressionado com o apoio ao movimento contra a privatização dos parques públicos. Falou sobre a suspensão do reajuste do pedágio anunciado pelo governador e a falta de qualidade no transporte público. "É só chover que os trens e o Metrô ficam lentos." (GC)

Atropelado no protesto

Welson Gasparini (PSDB) demonstrou pesar pela morte de Marcos Delefrate, de 18 anos, morto após ser atropelado enquanto participava de protesto em Ribeirão Preto. Indignou-se com a falta de punição aos bandidos e aos corruptos. "Todo mundo tem que investigar", disse o parlamentar, após refletir sobre a competência de alcuns profissionais para proceder investigações. (GC)

PMs de Cristo

José Bittencourt (PSD) lembrou a sessão solene desta segunda-feira, 24/6, para homenagear os PMs de Cristo e os objetivos desses profissionais. Respaldou o projeto que instaura as capelanias carcerária e hospitalar. (GC)

Simpósio de segurança

Ramalho da Construção (PSDB) destacou a realização do 1º Simpósio Internacional de Segurança Cidadã, que acontece nesta terça-feira, 24/6, com a presença de Fernando Henrique Cardoso. Sugeriu mais debates sobre educação, "que não têm infraestrutura e os professores são mal remunerados". (GC)

Violência e saúde

Jooji Hato (PMDB) lembrou os arrastões em restaurantes de Osasco e disse que a violência consome recursos da saúde, pois suas vítimas cada vez mais lotam hospitais. O deputado também tem recebido denúncias de assédio sofrido por mulheres nos transportes públicos. (GC)

Proposituras

Adriano Diogo (PT) informou que a bancada do PT criou uma emenda para o projeto, do Tribunal de Justiça, que cria 610 cargos em comissão. Segundo o parlamentar, o PT concorda com o TJ na criação dos cargos, porém, com algumas alterações. "Esse projeto inevitavelmente vai entrar em pauta e nós queremos saber qual a posição do governo", indagou. O parlamentar mencionou ainda o PL 232/13, de sua autoria, que autoriza a CDHU a tomar providências necessárias à proteção de mutuários em situação de vulnerabilidade social e solicitou que haja maior discussão acerca dos projetos votados. (SC)

Esquerda

João Paulo Rillo (PT) defendeu a importância de se decifrar o significado das manifestações. O parlamentar informou que tem lido produções intelectuais, acompanhado a cobertura parcial de alguns veículos midiáticos e visto oportunismo por parte de alguns partidos políticos diante das manifestações. "Nós da esquerda não sairemos da rua e aos que querem desvirtuar o movimento, vocês não vão dar um golpe no país. Sou um homem de esquerda e lutarei", afirmou Rillo, que passou vídeo explicativo das manifestações. (SC)

alesp