Debate apresenta propostas para o Sistema Cantareira


25/06/2013 13:04 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:


O fórum de debates organizado por Ana Perugini (PT), em 20/6, na Assembleia Legislativa, proporcionou a indicação de várias propostas relacionadas à gestão e à renovação da outorga do Sistema Cantareira, conjunto de reservatórios que distribui água para a capital paulista e aos 61 municípios da Bacia dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari (PCJ). O evento foi realizado dentro das atividades da Frente de Acompanhamento das Ações da Sabesp, da qual a deputada é coordenadora.

Sob gestão da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o sistema envia 31 mil litros cúbicos por segundo para a capital e cinco mil para o PCJ, que servem para abastecer a população e as indústrias das duas regiões.

Autoridades públicas defendem aumento da vazão para a região do PCJ de cinco para 15 metros cúbicos por segundo. Para a capital, a reivindicação é que saia dos 31 mil litros para 60 mil. "O debate está colocado", disse a deputada no início do evento, ao informar que a Sabesp foi questionada por requerimento sobre o processo de renovação da outorga.

Ela explanou a situação do abastecimento de água na região do PCJ e defendeu a urgência de se discutir o tema, em virtude da aproximação de um colapso no abastecimento e, consequentemente, no desenvolvimento das duas regiões. "Não temos como tirar mais água do Cantareira. A lei prevê que a Sabesp teria de apresentar um plano para a outorga. Isso não aconteceu. Apesar de termos uma lei de 1991, essa lei de saneamento não vem acontecendo. A Sabesp toma conta do Cantareira, mas em relação à bacia é uma incógnita, quem toma conta?", questionou.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp