Pesquisa mostra números sobre bullying


26/06/2013 14:13 | Da assessoria do deputado Gilmaci Santos

Compartilhar:


O bullying é hoje um dos assuntos mais comentados. O tema era um tabu na maioria das escolas, mas agora é discutido rotineiramente, tornando-se, inclusive, tema de inúmeros filmes. "Na prática, entretanto, as escolas brasileiras ainda não resolveram este problema. Essa ainda é uma ferida aberta em nossa sociedade", disse o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia de São Paulo.

Recentemente, foram divulgados os dados da Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), pesquisa feita pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo a pesquisa, 7,2% dos alunos do último ano do ensino fundamental afirmaram que sempre ou quase sempre se sentiram humilhados na escola, e isso nos 30 dias anteriores ao levantamento. Já a quantidade de adolescentes que praticam algum tipo de bullying é ainda maior, atingindo 20,8% dos adolescentes do último ano.

Em São Paulo, Gilmaci Santos, tem estado à frente de uma luta contra a problemática. Em 2009, o parlamentar apresentou o Projeto de Lei 1.239/2009, que institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. O PL propõe, entre outras coisas, que a escola crie uma equipe multidisciplinar, com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades informativas, de orientação, prevenção e sanção interna. "Não adianta apenas discutir o assunto, é necessário propor soluções", explicou antos.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp