Opinião - O povo, finalmente, acordou!


27/06/2013 17:42 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Os protestos não podem parar. O povo, finalmente, acordou. Esteve adormecido durante muito tempo. Mas agora despertou e viu como é possível influir nas ações dos políticos e administradores públicos.

Algumas conquistas já foram efetivadas e, para isto, foi preciso desfilar pelas ruas com faixas e cartazes protestando e reivindicando.

Mesmo sem lideranças bem definidas, o povo deixou claro que não suporta mais o descaso dos poderes públicos com setores essenciais como transporte, saúde e educação.

Foi incrível o poder das manifestações. Em apenas alguns dias tanto a presidente Dilma, o Congresso Nacional, governadores e prefeitos tomaram medidas urgentes atendendo em grande parte as reivindicações feitas.

Mas a pressão popular precisa continuar, porque tem muita coisa errada a ser corrigida. Isto em todos os níveis e setores da vida nacional.

Precisamos conseguir que seja feita a reforma política. Queremos eleições limpas. E muitas mudanças nas leis eleitorais são necessárias para esta conquista.

É preciso ainda a reforma tributária para acabar com impostos absurdos como acontece com os remédios enquanto outras áreas poderosas economicamente são isentas ou pagam poucos impostos.

Outras reformas são necessárias. Mas, penso, uma grande prioridade é a legislação penal.

Com urgência precisamos de uma reforma que dê condições para o Poder Judiciário ser eficiente, absolvendo inocentes e condenando criminosos e corruptos.

Recentemente a ministra do Supremo Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, declarou com revolta: "Não tenho conhecimento de nenhuma sentença condenatória por crime de colarinho branco que tenha transitado em julgado" e concluiu: "Somos enérgicos apenas ao julgar os crimes de colarinho azul".

E explicou que criminosos de colarinho branco são os políticos, os empresários e indivíduos ricos. Os de colarinho azul são aqueles pobres e humildes. Estes acabam sendo condenados e vão para as penitenciárias lotadas.

É preciso uma legislação " felizmente aprovada nesta semana em regime de urgência pelo Senado mas ainda dependendo de ser votada pela Câmara e sancionada pela presidente Dilma " considerando a corrupção como crime hediondo. Que a pena seja maior para os condenados e os processos tenham tramitação mais rápida.

Enfim, como são muitas as reformas necessárias, as manifestações não podem parar.

O povo precisa continuar acordado e ativo nos seus procedimentos porque só assim, através da própria mobilização popular, poderemos construir o Brasil novo - mais justo e mais progressista " que tanto queremos!

*Welson Gasparini é deputado estadual, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp