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Opinião: Bilhete plural

"A prefeitura de São Paulo avança na criação do bilhete único mensal"
28/06/2013 20:52 | José Bittencourt*

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A unanimidade é burra quando se traduz em esforço para inibir a criatividade, sucumbir à reflexão, solapar o debate crítico. No exercício dos poderes constitucionais esta contundente premissa, revigorada por Nelson Rodrigues, potencializa-se pela incapacidade de transformar a práxis política em política públicas. Para propiciar inteligência à unanimidade é salutar agir de forma coletiva, adentrar no campo dialético das ideias e semear a criatividade, a reflexão e o debate crítico para verter soluções cujo único objetivo é o bem estar da população. Aliás, Nelson Rodrigues, com a máxima, quis nos fazer refletir, provocar polêmica, não extinguir espaço de debates ou dar vazão a lugares-comuns.

Nas manifestações observadas nas últimas semanas " que permearão a história do Brasil " a melhora do transporte público e da mobilidade urbana foram vetores que pautaram o debate em grande parte do país. Sua energia nos conduz a observar as políticas públicas estão se mostrando eficientes, como o Bilhete Único.

Na mobilidade urbana sustentável " justa e cidadã " a criação, aprovação e execução de políticas públicas é unanimidade na medida em que seus benefícios se confirmem plurais. Modais de ideias, integração de objetivos sociais.

Oportuno empregar o molde do bilhete único, criado na cidade de São Paulo em 2004, em Campinas em 2006, e Guarulhos em 2010 para alicerçar a defesa intransigente da união de esforços das esferas republicanas municipal, estadual e federal " que proporcionem políticas públicas cujo valor social é uno: qualidade de vida ao melhorar os serviços oferecidos pelo transporte público.

A prefeitura de São Paulo avança na criação do bilhete único mensal. Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também aderiram à política pública do bilhete único. Guarulhos, Rio de Janeiro e inúmeras cidades brasileiras trilharam a mesma iniciativa. Para irradiar inteligência à unanimidade, sugeri que podemos avançar e porque não, já que inexistem empecilhos técnicos " integrar o uso do Bilhete Único nas cidades de Guarulhos e São Paulo. Demonstrar na prática que o Bilhete Único Metropolitano é uma questão de tempo e vontade política.

Os benefícios do Bilhete Único são comprovados pela economia financeira da população, pela diminuição dos roubos e furtos no interior dos veículos, pela diminuição do tempo de deslocamento e, sobretudo, pelo aumento no número de usuários.

Na capital, o número de viagens passou em 2003 de pouco mais de um bilhão para cerca de três bilhões em 2012. Em Campinas, o número de viagens passou em 2005 de 110 milhões para 184 milhões em 2012. Já em Guarulhos passou de 88 milhões de viagens em 2010 para 148 milhões em 2012. A meta é expandir esta política para as regiões metropolitanas de todo o país.

Somadas as ações do governo federal para desonerar o custo do transporte público, governo estadual e várias prefeituras baixam, num fato inédito, as tarifas de ônibus, metro e trens, ouvindo assim as reivindicações das ruas.

Portanto, o Bilhete Único é um projeto inovador, bem planejado e com forte inclusão social. Foram cerca de 30 bilhões de viagens que são sinônimos de transferência de renda, combate à miséria, ao manter no bolso do usuário do transporte público destas três cidades mais de 15 bilhões de reais. Nos extremos, o único e o plural. Entre eles a inteligência de uma política pública eficiente.

*José Bittencourt é deputado estadual pelo PSD.

alesp