Parlamentar defende combustível limpo


02/07/2013 14:23 | Da assessoria do deputado Roberto Massafera

Compartilhar:


Roberto Massafera (PSDB) defendeu a expansão do uso dos biocombustíveis no transporte público como forma de melhorar a qualidade do ar. Em audiência com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Bruno Covas, o parlamentar também sugeriu a adoção de um protocolo de boas práticas para a citricultura.

A prestação de contas do secretário Bruno Covas aconteceu a semana passada, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia, da qual Massafera é membro.

Massafera reconheceu a necessidade de reduzir as tarifas do transporte público. Ele avalia, entretanto, que a estratégia do governo vai acentuar o uso do óleo diesel e prejudicar ainda mais a qualidade do ar. "Nós temos tecnologias mais limpas, como os biocombustíveis que podemos usar nos ônibus", observou.

O deputado defendeu a aprovação do Projeto de Lei 1187/2009, de autoria do então governador José Serra, que institui o programa estadual de inspeção veicular para controle de ruído e gases poluentes.

O parlamentar sugeriu ao secretário Bruno Covas que implante um protocolo de boas práticas para a citricultura. Ele solicitou a criação de certificação e incentivos para os produtores adequarem seus procedimentos, de modo a reduzir os impactos ambientais, especialmente no que se refere ao controle de pragas.

Outro tema abordado por Massafera foi o aumento da população de capivaras. A ausência de predadores na natureza, como a onça e a sucuri, desequilibrou a cadeia alimentar.

rmassafera@al.sp.gov.br

alesp