Da Tribuna


02/07/2013 21:59 | Da Redação

Compartilhar:


Educação de qualidade

Pedro Tobias (PSDB) disse que a Educação no Estado recebe 30% da arrecadação do ICMS, portanto o parlamentar acredita que o problema não é financeiro e acrescenta que as escolas devem passar por avaliações de pais e alunos. Segundo o deputado, o p aís não terá um futuro promissor sem educação de qualidade. Sobre as manifestações, o deputado acredita que os protestos convenceram os governantes a tomar providências. (DT)

Saídas temporárias

Rafael Silva (PDT) lembrou o assassinato do menino boliviano de 5 anos Brayan Yanarico Capcha, após um assalto na zona leste de São Paulo. De acordo com o parlamentar, o Brasil precisa tornar as medidas mais rigorosas em relação aos indultos de final de ano e de dia das mães. Rafael destacou que esses indultos contribuem para a fuga dos presidiários e o aumento da violência. (DT)

Santa casa 1

Vitor Sapienza (PPS) informou que esteve, no dia 2/7, na Santa Casa de São Paulo para o repasse de R$ 8,6 milhões para melhorias do hospital. O deputado parabenizou o Antonio Mentor (PT) pela iniciativa do repasse para a santa casa. Sapienza criticou a tabela SUS: "Os preços da tabela estão defasados." (GA)

Santa casa 2

Ramalho da Construção (PSDB) comentou que esteve com o governador Geraldo Alckmin e autoridades na Santa Casa de São Paulo para o repasse de emenda. O deputado parabenizou o governo estadual pela liberação de investimentos para melhoria do hospital. Ramalho discorreu a respeito da crise na saúde. "As santas casas pedem socorro e precisamos valorizar os médicos e as condições de atendimento." (GA)

Morosidade e protestos

Welson Gasparini (PSDB) falou das manchetes dos principais veículos de comunição. "São todas de notícias de protestos da população no Brasil." O deputado afirmou que o Congresso Nacional demora muito para votar as emendas constitucionais e que precisa de mais agilidade em seus trabalhos. Gasparini mencionou o caso do mensalão. "Temos que compreender o grito de revolta do povo nas ruas e trabalhar para solucionar as demandas." (GA)

Maquiavel e mudanças

Rafael Silva (PDT) citou Nicolau Maquiavel e destacou as cinco virtudes citadas na obra para o perfil de um político. O deputado comentou texto publicado na revista Veja, que fala da manipulação do povo. Silva pediu aos líderes do PT para que apoiem as mudanças que a presidente Dilma Rousseff precisa implementar no Brasil. (GA)

Morte e obstrução

Olimpio Gomes (PDT) lamentou a morte de um policial militar na zona leste de São Paulo. "Temos um governo frouxo, polícia fraca e a população é que acaba sofrendo." O deputado informou que, no dia 4/7, ocorrerá protesto dos policias militares e agentes penitenciários por revisão da data-base salarial. Olimpio ainda criticou os vetos do governador Geraldo Alckmin. "Vou obstruir a votação de projetos do governador e da lei de diretrizes orçamentárias", ameaçou. (GA)

Santa casa e veto

Jooji Hato (PMDB) comunicou que esteve no dia 2/7, na Santa Casa de São Paulo, para a liberação de investimentos e destacou que o hospital é o maior centro médico do hemisfério sul. O deputado citou o assassinato de um policial militar, na zona leste de São Paulo, por um garupa de moto. "Se o governador não tivesse vetado meu projeto de lei, poderíamos ter evitado esta morte do policial." (GA)

Segurança pública

Milton Vieira (PSD) disse que recebeu lideranças que questionaram qual seria o trabalho que a Assembleia faz em relação à segurança pública. Ele afirmou sentir-se impotente diante dessa questão e criticou o governo do Estado por não adotar medidas eficazes para manter a segurança. Vieira comentou o assassinato do garoto boliviano e prestou condolências à família. Pediu para o Congresso Nacional colocar em pauta projeto para redução da maioridade penal. (GA)

Inauguração e centro oftamológico

Osvaldo Vergíno (PSD) anunciou a inauguração do Hospital do Câncer de Osasco em setembro. O deputado parabenizou o secretário da Saúde pela iniciativa e ressaltou a importância de se criar um centro oftalmológico também em Osasco. Vergínio destacou os problemas que decorrem da demora do diagnóstico de alguns tipos de câncer. "Quando o paciente descobre a doença, já é tarde." (GA)

"Sucateamento"

Carlos Giannazi (PSOL) considera que a educação vem sendo sucateada no Estado. O deputado avalia que houve um superfaturamento nas reformas e compras de materiais escolares e pediu para o MPE investigar a FDE. Giannazi mostrou fotos da EE Professora Júlia Della Casa Paula, na Cidade Ademar, que passou por reformas e continua em estado precário. "Peço ao governo do Estado que tome providencias, pois isso é inadmissível." (GA)

alesp