Protestos apontam para mudanças estruturais e democracia direta, avaliam jornalistas


03/07/2013 16:55 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


O fim de um ciclo histórico de mudanças sem ruptura. Assim o jornalista Breno Altman, diretor do site Opera Mundi e da revista Samuel, definiu o atual momento pelo qual passa o Brasil. Altman, junto com Renato Rovai, também jornalista, editor da revista Fórum, foi convidado pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura, João Paulo Rillo, e pelos deputados Adriano Diogo e Carlos Neder, ambos do PT, para avaliar, em audiência pública, realizada nesta terça-feira, 2/7, a conjuntura nacional e os significados das manifestações populares de julho.

Rovai destacou a necessidade de politização desses protagonistas das ruas que estreiam no cenário político. "Quando falta política, sobra violência", alertou.

A identificação de movimentos históricos com a internet como meio de divulgação de ideias foi lembrada por Rovai. Embora não defina como um movimento único, o jornalista identifica em comum a organização das manifestações pela rede e a efetivação rápida dos descontentamentos.

Para Altman, o ciclo iniciado com a primeira eleição de Lula, sem rompimentos com o sistema político e com o redirecionamento orçamentário para assegurar mais igualdade e fortalecer o mercado interno, trouxe benefícios importantes para o país. Porém, essas mudanças teriam "esgotado seu potencial". Ele elogiou ainda a proposta da constituinte da presidenta Dilma e classificou de precipitado o recuo.

A reflexão conjunta sobre a situação política, para Rillo, é um exercício responsável dos deputados, é "mais um esforço para ouvir e traduzir os recados das ruas".

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp