Deputado pede investigação do MP para apurar denúncia de formação de cartel

Se for comprovado superfaturamento, governo pedirá ressarcimento e punição dos envolvidos
23/07/2013 19:20 | Da Redação

Compartilhar:


O deputado João Paulo Rillo (PT) informou que apresentará representação ao Ministério Público para apurar denúncias de desvios de recursos públicos do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

A representação baseia-se em reportagem da revista Isto É sobre suposto esquema integrado por empresas como Alstom, Bombardier, CAF, Siemens, TTrans e Mitsui, que teriam formado um cartel para desviar recursos dos cofres paulistas. Segundo estimativas da revista, aproximadamente US$ 50 milhões teriam sido desviados para paraísos fiscais.

Segundo Rillo, ele e Enio Tatto, também deputado estadual pelo PT, já haviam alertado o MP e o governador Geraldo Alckmin, em 2011, sobre os desvios na Linha 5 do Metrô. Rillo informou ainda que ingressará com processo de improbidade administrativa contra o governador Geraldo Alckmin, por omissão.

Na reportagem da Isto É, a multinacional Siemens confirmou o esquema de propinas e apresentou planilhas de pagamento e nomes.

Nota de esclarecimento

Em nota enviada ao Diário da Assembleia sobre as suspeitas de formação de cartel, o deputado Cauê Macris (PSDB) assegura que o governo de São Paulo tem total interesse no esclarecimento das denúncias. "O Poder Executivo já se colocou à disposição do Cade e do Ministério Público, para auxiliar no que estiver ao seu alcance".

A nota informa ainda que a Corregedoria-Geral da Administração do Governo do Estado - órgão de controle interno do Executivo - solicitou ao Cade, por meio de ofício protocolado no dia 5/7, acesso aos inquéritos, mas até agora não recebeu nenhuma resposta. Se for confirmada a formação de cartel, acrescenta o deputado Cauê Macris, o governo de São Paulo pedirá, na Justiça, a punição dos envolvidos e o ressarcimento de perdas aos cofres públicos.

alesp