Tribuna


01/08/2013 19:45 | Da Redação

Compartilhar:


Com o retorno dos parlamentares às atividades na Assembleia Legislativa após período de recesso, o presidente Samuel Moreira abriu a sessão plenária desta quinta feira, 1º/8, marcando o início dos trabalhos do segundo semestre.

Superfaturamento

"Não houve recesso em São Paulo para a corrupção", exclamou o deputado Carlos Giannazi (PSOL) em alusão às denúncias de superfaturamento em obras feitas por empresas e publicadas pela revista IstoÉ, envolvendo o governo estadual. O parlamentar afirmou que, com o recesso, apenas os trabalhos na Casa foram suspensos, mas que, individualmente, cada deputado trabalhou e acompanhou as denúncias. Giannazi defendeu a criação de uma CPI para investigar as denúncias. (SC)

"Propinoduto do tucanato"

Hamilton Pereira (PT) afirmou que, diante das denúncias do "propinoduto do tucanato", base aliada e oposição devem se unir para instalar uma CPI e investigar as denúncias feitas contra o Poder Executivo. O deputado afirmou também que há muitos vetos a projetos de autoria de deputados aprovados pela Assembleia. Ele explicou que dos 715 itens inclusos na Ordem do Dia, 675 se referem a vetos do governador que devem ser apreciados pelo Plenário. "Este é o único Estado em que o Poder Legislativo não legisla. Somente o Executivo governa em São Paulo". (SC)

Instauração de CPI

Luiz Claudio Marcolino (PT) afirmou que as denúncias envolvendo o governo estadual não são novidade para a bancada do PT, que já havia comunicado ao Ministério Público tais irregularidades. "O Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado não apuraram nada apresentado a eles. Essa é uma denúncia grave e deve ser apurada pela Assembleia", afirmou o parlamentar defendendo a instauração de uma CPI a respeito. (SC)

Estudantes

Edson Ferrarini (PTB) abordou as manifestações ocorridas no Brasil e cumprimentou os estudantes que estavam visitando a Casa. Segundo o deputado, "os protestos serviram como um alerta para a sociedade". Discorreu a respeito do trabalho desenvolvido pelos estudantes, que envolve a criação de um partido político. "O símbolo do partido é uma coruja, representando o quanto a juventude está vigilante. O povo está cansado das falcatruas partidárias." (VF)

Polícia e insegurança

Olimpio Gomes (PDT) criticou o governo do Estado pela "insegurança pública", e informou estar coletando assinaturas para uma CPI que investigue a soltura de presos envolvidos com o PCC. Segundo o deputado, os meliantes saem da prisão para executar policiais. "O bandido sai pela porta da frente, e isso não pode ocorrer". Olimpio ainda citou o julgamento dos policiais do caso Carandiru, afirmando que houve uma "pré-condenação dos agentes que estavam fazendo o seu serviço". (VF)

Parabéns

Ulysses Tassinari (PV) informou a aprovação da construção do Poupatempo Rural e do Centro Oncológico da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, na cidade de Itapeva. Segundo o deputado, os dois órgãos beneficiarão a população da cidade, que não precisará se deslocar para outros municípios em busca desses serviços. O parlamentar parabenizou o governo do Estado pela iniciativa, afirmando que a região sudoeste de São Paulo precisa de maiores cuidados. (VF)

Suspensão

José Bittencourt (PSD) citou a suspensão do processo que pede cassação de mandato de Domingos Afif por acúmulo de cargos. Segundo o deputado, o presidente em exercício do STF, Ricardo Lewandowski, suspendeu o processo por ter ocorrido inovação processual. Bittencourt pediu ao presidente da Casa, deputado Samuel Moreira (PSDB), e ao relator do processo, deputado Cauê Macris (PSDB), que retirem o projeto da CCJ para que se encerre o caso. (VF)

Ambulatório especializado

Luiz Carlos Gondim (PPS) falou a respeito da implantação de Ambulatório Médico de Especialidades (AME) nos municípios de Biritiba Mirim e Salesópolis. Segundo o deputado, os pacientes não têm condições de se deslocar para outras cidades à procura de tratamento. Apelou ao governo do Estado para que estipule uma maior remuneração aos médicos e, assim, eles se estabilizem em tais regiões. (VF)

Motociclistas

Jooji Hato (PMDB) discorreu a respeito dos acidentes que envolvem os motociclistas e exibiu uma reportagem do telejornal Bom Dia São Paulo, da tevê Globo, sobre os riscos vividos pelos motoqueiros. De acordo com o parlamentar, os acidentes acabam gerando um custo alto para o governo. "São aproximadamente 20 mil internações registradas por ano", afirmou. Hato, que lamentou o veto a seu projeto de lei que visa a proibição de garupa de moto. "Se o meu projeto não fosse vetado, ocorreriam menos acidentes." (VF)

Cartel

Luiz Claudio Marcolino (PT) mostrou o projeto de resolução em que o deputado apoia a coleta de assinaturas para abertura de CPI para investigações do suposto cartel envolvendo Metrô, CPTM e empresas que participavam de licitações. Leu reportagens sobre denúncias de corrupção e formação de cartel, e reclamou dos deputados que não aprovam instalação de CPI sobre o assunto. (GC)

6ª CPI

Barros Munhoz (PSDB) criticou a criação de uma sexta CPI na Assembleia, justificando que para qualquer suspeita de problema é iniciado um processo de coleta de assinaturas para a instalação de uma comissão. "A CPI é um instrumento de apuração", disse o parlamentar, após definir os objetivos de uma comissão investigativa. "A realidade é que não tem nada de novo. São tentativas de desviar a atenção de outras coisas." (GC)

Protestos e depredações

Luciano Batista (PSB) levantou a questão das manifestações que ocorrem em São Paulo e Rio de Janeiro. Falou sobre as depredações que alguns manifestantes estão fazendo ao patrimônio público, em bancas de jornal e lojas. Lembrou que algumas dessas pessoas que estão sendo prejudicadas não possuem condições de reerguer os seus negócios. (MM)

alesp