Proposta quer introduzir ensino religioso na escola


06/08/2013 18:17 | Da assessoria da deputada Maria Lucia Amary

Compartilhar:


Para Maria Lucia Amary (PSDB), presença do papa Francisco no Brasil devido à realização da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 é um marco importante para a história do país. A visita do sumo pontífice tem a clara missão de dialogar com os jovens, pois para ele "a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios".

Mesmo havendo opiniões contrárias quanto a grande movimentação religiosa promovida pelo evento, não podemos negar que a religiosidade se faz cada vez mais importante para formação da sociedade. É necessário que a presença do Sumo Pontífice sirva como momento de reflexão.

Em 2004, ingressei com o projeto de lei "Deus na escola", que implementa o ensino religioso como atividade extracurricular e facultativa no ensino fundamental da rede estadual. A proposta tem 9 anos e vem ao encontro da visita do papa, tendo em vista a necessidade de levar até as escolas a valorização da família, o respeito a vida, a convivência fraterna e conceitos de amizade e bondade.

"Estabelecer o ensino religioso como área de conhecimento, integrante e integrador, vai auxiliar o educando a buscar princípios e valores fundamentais para a vida em sociedade. A educação religiosa possibilita abertura ao compromisso consigo mesmo, com o próximo e com Deus, de forma transformadora.

A integração da educação religiosa ao contexto escolar, o insere na realidade social, econômica, política, cultural e ambiental da comunidade", afirmou.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp