Da Tribuna


08/08/2013 18:39 | Da Redação

Compartilhar:


Privatização

Luiz Claudio Marcolino (PT) comentou as acusações da Siemens sobre o suposto cartel formado para fraudar licitações do Metrô e da CPTM. O deputado mencionou a privatização dos bancos Banespa e Nossa Caixa, ambos vendidos pelo governo estadual, e informou que no dia 7/8 se iniciou na Assembleia um grande debate contra a venda dos parques Cantareira e Jaraguá. "As privatizações chegaram ao limite. Não podemos deixar venderem os nossos parques," finalizou (GA)

Fraudes

Carlos Giannazi (PSOL) criticou o governo do Estado pelos supostos contratos fraudulentos com as empresas Alston, Siemens e Caf, e afirmou estar perplexo com a omissão do governador Geraldo Alckmin em não incentivar a instalação de uma CPI para investigar o caso. O deputado comentou a capa do jornal Folha de S.Paulo de 8/8, que cita denúncia de que o ex-governador José Serra teria sugerido acordo entre a Siemens e a CAF para acelerar licitação. "Estamos vivendo um grande caos no transporte sobres trilhos," disse. (GA)

Desenvolvimento Social

Orlando Bolçone (PSB) parabenizou o deputado Ed Thomas (PSB) pela a iniciativa da manifestação em defesa das Apaes ocorrida na Casa, no dia 7/8. Também falou do desenvolvimento social, que vem sendo discutido em diversas esferas. Segundo o deputado, no mês de dezembro ocorrerá a Conferencia Nacional para o Desenvolvimento, e a discussão inicial será o financiamento das políticas sociais. "A conferência garantirá que possamos ter um país não só com crescimento econômico, mas com desenvolvimento social," finalizou. (GA)

Agricultura

Ed Thomas (PSB) parabenizou a secretária da agricultura Mônika Bergamaschi pelo programa Melhor Caminho. Segundo o deputado, o programa tem apresentado resultados positivos para os pequenos agricultores. Thomas citou ainda o PL 473/2013 de sua autoria, que visa tornar a fronteira paulista com o Mato Grosso do Sul uma zona especial de desenvolvimento, para que produtores da região possam concorrer com os sul-mato-grossenses. (VF)

Saúde

Jooji Hato (PMDB) mostrou apoio ao deputado Ed Thomas por seu trabalho em defesa das Apaes e dos agricultores. O parlamentar deu ênfase aos problemas dos hospitais da capital, exibindo reportagem produzida pela EPTV, que denunciou a falta de leitos e macas. "Eu culpo a violência e o consumo de bebidas e drogas pela sobrecarga dos centros médicos. E culpo a corrupção pela falta de recursos para a saúde", finalizou. (VF)

Radares móveis

Osvaldo Vergínio (PSD) considerou positiva a retirada dos radares móveis de importantes rodovias, mas disse acreditar que tais radares também devem ser retirados das ruas de centros urbanos. Vergínio afirmou que "os radares móveis só devem funcionar em horários de grande necessidade, senão a população acabará sendo multada por infrações que nem cometeu". O deputado falou de falhas no sistema do Poupatempo de Osasco, que têm prejudicado os serviços prestados pela entidade. (VF)

Manifestações e CPI

Alcides Amazonas (PCdoB) relembrou as manifestações que vêm ocorrendo desde o mês de junho. "Vi vários cartazes dizendo "O Brasil acordou", mas eu participei de vários movimentos de luta social que nunca dormiram", afirmou. O parlamentar discorreu a respeito da necessidade de se formar uma CPI que investigue a CPTM e o Metrô. (VF)

Parques estaduais

Luiz Claudio Marcolino (PT) discorreu sobre o diálogo com o povo, que, de acordo com o deputado, busca mudanças na história do país. Afirmou que a população não teve participação na criação do projeto que "privatiza parques públicos do Estado". Mostrou vídeo e fotos da manifestação no Jaraguá, onde a população repudia a privatização do parque da região. (GC)

Serra defendeu a população

Fernando Capez (PSDB) manifestou sua intenção de protocolar um requerimento verbal à Comissão de Transportes, por intermédio do presidente da Assembleia, para que oficie ao presidente do Cade para que envie à Assembleia o processo sigiloso sobre o suposto cartel em licitações no Estado, para que os deputados tomem conhecimento do relatório e dos termos do acordo de leniência. Essa análise da comissão ocorreria também sob sigilo, e daria base a uma decisão sobre outras investigações que poderiam ser feitas no âmbito do Legislativo". (GC)

Críticas

"Estou chocado com o que o PT está fazendo na Assembleia", disse Barros Munhoz (PSDB). Elogiou a fala de Capez, que, de acordo com o parlamentar, defendeu Serra em aspectos jurídicos e éticos. Criticou o PSOL e explicou a diferença entre venda e concessão. Barros também disse que o líder do PT, Marcolino, não está sendo correto ao usar o termo "venda". (GC)

Presídios

Ana Perugini (PT) falou do encontro de representantes das cidades de Ourinhos, Assis, Florínea e outras para discutir a construção de uma unidade prisional na região. De acordo com a deputada, em questões ambientais, a região de Florínea está bem preservada e é uma das mais produtivas do país. Perugini argumentou que a gestão estadual deveria ter consultado a população previamente e esclarecido os critérios usados para definir os locais das unidades prisionais. (VF)

alesp