Da Tribuna


06/08/2013 19:44 | Da Redação

Compartilhar:


Pronunciamento feito em 5/8, que deixou de ser publicado

Abrigo e crack

Jooji Hato (PMDB) falou da epidemia do uso do crack, que se alastra no Brasil e no mundo. O deputado exibiu reportagem veiculada no jornal Bom Dia Brasil que se refere à quantidade de crianças deixadas em abrigos por mães viciadas em drogas. "Estas crianças não pediram para nascer, são frutos de mães usuárias de drogas e isto não pode continuar a ocorrer", finalizou. (GA)

Cartel

Luiz Claudio Marcolino (PT) informou que, na semana passada, coletou assinaturas para abertura de uma CPI para a investigação de contratos das empresas Siemens, Caf e Alston com o governo estadual. Segundo o deputado, o Ministério Público investigou supostas irregularidades nestas empresas. Marcolino apresentou dados de possíveis esquemas fraudulentos das empresas e afirmou que houve cartel na linha 5 do Metrô, no Projeto Boa Viagem da CPTM e na extensão da linha 2 do Metrô. "O recurso liberado pelo governo federal não pode ser desviado", finalizou. (GA)

Saneamento básico

Welson Gasparini (PSDB) recordou o primeiro dia de seu mandato parlamentar e falou do seu comprometimento em priorizar a área de saneamento básico. O deputado discorreu a respeito dos problemas de saúde que a falta de saneamento pode causar. Gasparini parabenizou o governo estadual por investir no tratamento da água e em rede de esgoto. "Sinto-me feliz por levantar esta bandeira para a qualidade de vida da população", disse. (GA)

CPI e Araçariguama

Major Olímpio (PDT) mostrou"se favorável à fala do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) para a criação da CPI que investigue contratos das empresas Siemens, Caf e Alston com o governo estadual e criticou a construção de um presídio na cidade de Araçariguama. Segundo o deputado, o governo estadual fez um decreto de desapropriação de uma área do polo industrial da cidade e afirmou que fará uma grande mobilização contra a desapropriação. "Que vergonha, é preciso reajir", finalizou. (GA)

Moradia

Ramalho da Construção (PSDB) pediu à Secretaria do Trabalho que inscreva trabalhadores da construção civil em programas de habitação, por meio dos sindicatos. Segundo o deputado, os trabalhadores reclamam da falta de acesso ao programa Minha Casa Minha Vida. O parlamentar pediu ao governador e ao secretário que ajam em favor dos trabalhadores da construção civil. (VF)

Dentistas

Jooji Hato (PMDB) alertou que, segundo dados do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, os consultórios da região metropolitana sofrem roubos constantes. O deputado defendeu a necessidade de blitze de desarmamento serem feitas, para impedir que menores cometam tais crimes. (VF)

Superfaturamentos

Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que há denúncias de superfaturamento em reformas e construções escolares, envolvendo o Fundo para Desenvolvimento da Educação (FDE) e pediu uma CPI para investigar o órgão. O deputado apresentou imagens com informações de que as reformas dos forros de três escolas de lata custarão em torno de R$ 500 mil cada. Giannazi pede que o Ministério Público de São Paulo e o Tribunal de Contas investiguem o caso. (VF)

Assistência social

"O mês de julho nos deu a oportunidade de entrar em contato com a população mais carente", disse Orlando Bolçone (PSB). O deputado afirmou ter comparecido a conferências regionais e municipais de assistência social e igualdade racial. Segundo Bolçone, foi discutido o financiamento do Sistema Único de Assistência Social, defendendo a necessidade de integração dos governos federal, estadual e municipal para que se amplie os recursos e a eficiência do sistema. (VF)

Segurança e CPI

Marcos Martins (PT) criticou a falta de políticas públicas para a segurança, que implica na construção de novas penitenciárias como a de Araçariguama, mostrando apoio à fala do deputado Major Olímpio que questionou a construção do presídio na cidade. O parlamentar lembrou ainda o acidente com trem do Metrô, que descarrilou em 5/8, "um exemplo de que o transporte público é falho. A população tem o direito de se indignar, ainda mais com essas fortes denúncias de formação de cartel que devem ser investigadas por meio de uma CPI", argumentou. (VF)

Material tóxico

Marcos Martins (PT) falou das medidas de segurança a serem tomadas em aterros onde são depositados materiais tóxicos e acusou a Sabesp de poluir córregos com a falta de manutenção nas tubulações feitas de amianto. Martins ainda citou as supostas denúncias de superfaturamento em obras da CPTM e do Metrô e pediu a criação de uma CPI para apurar as denúncias. O deputado também criticou a quantidade projetos vetados pelo governo estadual. (MM)

Impostos nos alimentos

Ramalho da Construção (PSDB) apresentou o gráfico que indica que o Brasil é o país que tem a maior carga tributária do mundo, como, por exemplo, aproximadamente 35% sobre os alimentos. Segundo o deputado, o alto custo dos alimentos nacionais acaba gerando falta de interesse de outros países em comprar o que é produzido em território brasileiro. "Diante disso, além do desemprego, a situação preocupa quanto à balança de importação e exportação. O Brasil importou 197 bilhões de dólares e só exportou 83 bilhões de dólares." (MM)

Violência

Jooji Hato (PMDB) discorreu a respeito dos jovens que se envolvem com drogas, bebidas alcoólicas e armas. Segundo o deputado, a violência é responsável pela lotação em hospitais e afirmou que 700 municípios no país sofrem com a falta de médicos na rede pública. "As vagas não são preenchidas por diversos fatores. A violência consome leitos cirúrgicos, de UBS e de UTIs". (MM)

Melhorias

Osvaldo Vergínio (PSD) comemorou a construção de mil moradias em Osasco, pelo programa Minha Casa Minha Vida. O deputado anunciou que o município deverá receber um hospital do câncer e uma estação de trem, Miguel Costa, que será construída às margens do rodoanel. O deputado pediu que houvesse melhoria no atendimento de saúde, na região Oeste, e que fossem retirados os carros abandonadas nas ruas e utilizados como esconderijo para usuários de drogas. (MM)

Superfaturamento

Edinho Silva (PT) falou de sua preocupação com a imagem do poder legislativo diante do superfaturamento das obras da CPTM e do Metrô e mencionou as manifestações populares ocorridas no mês de junho. Segundo o deputado, as denúncias precisam ser investigadas e afirmou que a Casa precisa dar uma resposta para a população. (MM)

alesp